Coren-SP empossa Comissão de Ética de Enfermagem da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus

Mais uma Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) foi empossada pelo Coren-SP, em continuidade à iniciativa da autarquia de fortalecer as CEE no estado de São Paulo. Essa iniciativa visa cumprir a Resolução nº 593/2018 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que institui a obrigatoriedade das Comissões de Ética em instituições cuja equipe de enfermagem é composta por mais de 50 profissionais.

No dia 20 de outubro passado, quinta-feira, as conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra, respectivamente coordenadora e secretária da Coordenadoria das Comissões de Ética de Enfermagem do Coren-SP, empossaram, em cerimônia online, a nova CEE da Supervisão Técnica de Saúde da região de São Mateus, na capital.

Nova Comissão de Ética de Enfermagem da STS de São Mateus, região administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Os profissionais que constituem a nova CEE são:

Ana Caroline Pacca da Silva (presidente);  Amanda Jaciara de Lima (secretária); Giovanna de Paula Santos (membro efetivo); Letícia Zaneinete Francisquetti (membro efetivo); Oziene Teixeira de Oliveira (membro efetivo); Natalia da Silva Jorge (membro efetivo); Andreia Pereira Araújo da Silva (membro efetivo); Denise da Silva Alves (membro efetivo); Juliana Alves Lemos (membro efetivo); Maria do Céu Araújo de Andrade (membro efetivo) e Elisete Lieco Nagae (membro efetivo).

A cerimônia de posse foi conduzida virtualmente: iniciativa visa agilizar e facilitar o processo de criação de novas CEEs

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.