Registro de Atendentes de Enfermagem

ATENÇÃO: não serão aceitos protocolos de solicitação de documentos e protocolos de segunda via de documentos.

Primeiro Registro – para profissionais que não possuem autorização concedida.

• Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – na qual conste contrato de admissão como Atendente de Enfermagem anterior a 26 de junho de 1986;
  • Documentos – conforme descrito no item Renovação de Registro abaixo.

Renovação de Registro – para profissionais que já possuem autorização concedida (ativa ou cancelada).

• RG – Registro Geral – documento preferencial para identificação.
    • Documentos substitutivos sujeitos à análise: Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional.

ATENÇÃO: Somente serão acatados documentos de identidade em perfeito estado de conservação e que permitam a total identificação do portador.

• CPF – Cadastro de Pessoa Física (caso o número não conste no RG);
  • Título de Eleitor – para brasileiros ou naturalizados;
  • Comprovante de Votação – da última eleição civil: federal/estadual ou municipal (primeiro turno e segundo turno se houver);
    • Em casos de falta dos comprovantes de votação ou ausência na eleição, deverá apresentar Certidão de Quitação Eleitoral.
    • A data de emissão da Certidão de Quitação Eleitoral deve ser posterior ao término da última eleição.
    • A Certidão de Quitação Eleitoral pode ser emitida em qualquer cartório eleitoral ou através do site do Tribunal Superior Eleitoral  (clique aqui).
  • ATENÇÃO: A justificativa eleitoral não vale como quitação e, portanto, não será aceita. Neste caso, deverá ser apresentada a Certidão de Quitação Eleitoral.

ATENÇÃO: A apresentação da Certidão é imprescindível nos casos de divergência entre os nomes constantes dos documentos e nos casos em que o documento de identidade não contiver todos os dados pessoais completos (Exemplo: CNH que não contém naturalidade, RG que não contém cidade e estado no campo naturalidade e etc.)

ATENÇÃO: Em caso de divergência de nome nos documentos, apresentar TODAS as Certidões com as respectivas averbações das alterações de nome ocorridas ou Certidão de Inteiro Teor emitida pelo Cartório.

• Quitação Militar – Alistamento Militar, Dispensa de Incorporação, Reservista ou Carteira de Identidade Militar: em dia com o serviço militar, para brasileiros e naturalizados (obrigatório para o sexo masculino até o final do ano em que completa 45 anos);
  • Comprovante de Residência – com CEP e data de emissão recente (1 (um) comprovante emitido no período dos últimos 6 meses e não é necessário o comprovante estar no nome do profissional).
  • Fotografia
    • Sede (Cidade de São Paulo, bairro Bela Vista) e subseções Campinas, Santo André, Guarulhos e Osasco e NAPE Santo Amaro: não é necessário a apresentação de foto (informações clique aqui);
    • Demais unidades: uma foto 3X4 colorida, recente, com fundo branco e sem uso anterior (anotar nome completo no verso). A foto deve estar de acordo com as especificações descritas no site do COREN-SP no menu opção Documentos – Qualidade Fotográfica (clique aqui).
  • Taxa
    • Taxa de autorização (emissão da Carteira de Identidade Profissional): R$ 130,00 (válida para 2020).
    • Taxa de Correios (AR) para envio da carteira (opcional): R$ 13,45 (valor da taxa administrado pelos Correios).

O pagamento das taxas será realizado através de boleto bancário a ser pago em agências bancárias, casas lotéricas, caixas eletrônicos ou por net banking (internet).

• Ativação do número de de Autorização no site do Coren-SP: de 03 (três) até 07 (sete) dias úteis da data de solicitação da inscrição.
    • Envio da Carteira de Identidade Profissional do Coren-SP pelos Correios (AR): até 30(tinta) dias da data de solicitação da inscrição.
    • Retirada da Carteira de Identidade Profissional do Coren-SP (caso o profissional não opte pelo envio da carteira pelos Correios): após 30(tinta) dias da data de solicitação da inscrição.
  •

“A ativação do número de inscrição habilita o profissional ao exercício da profissão no Estado de São Paulo na categoria que estiver inscrito.”

“Com a ativação do número de inscrição estará disponível no site do Coren-SP a Certidão de Cadastro, documento oficial hábil para comprovar a inscrição até que a Carteira de Identidade Profissional seja entregue ou retirada.”