Renovação de Carteira

O serviço de renovação de carteira é liberado 90 dias antes do vencimento do documento e deve ser realizado presencialmente em uma unidade do Coren-SP.

Serviço realizado de forma presencial – agende seu atendimento aqui

.

Para requerer a substituição da carteira, o profissional deverá regularizar sua situação cadastral junto ao Coren-SP.

É IMPRESCINDÍVEL A APRESENTAÇÃO DO ORIGINAL E CÓPIA SIMPLES DE TODOS OS DOCUMENTOS ABAIXO RELACIONADOS

1) RG – Registro Geral – documento preferencial para identificação.

  • Na impossibilidade de apresentar o RG será analisado documento substitutivo válido (ver data de validade impressa no documento).
    • Documentos substitutivos sujeitos à análise: Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional.

ATENÇÃO: Somente serão acatados documentos de identidade em perfeito estado de conservação e que permitam a total identificação do portador (recente).

2) RNE – Registro Nacional de Estrangeiro, para profissionais estrangeiros residentes no Brasil;

3) Certidão de Nascimento ou Casamento – com averbação quando houver (de separação, divórcio, óbito, etc.);

  • A apresentação da Certidão é imprescindível nos casos em que houver alteração do nome em relação ao cadastro no Coren-SP, nos casos de divergência entre os nomes constantes dos documentos e nos casos em que o documento de identidade não contiver todos os dados pessoais completos (exemplo: CNH que não contém naturalidade, RG que não contém cidade e estado no campo naturalidade e etc.)
  • Em caso de divergência de nome nos documentos, apresentar TODAS as Certidões com as respectivas averbações das alterações de nome ocorridas ou Certidão de Inteiro Teor emitida pelo cartório.

4) Fotografia

  • A foto será coletada na unidade do Coren-SP (informações clique aqui), exceto no Núcleo de Atendimento ao Profissional (NAPE) – Registro.

Taxa

  • Taxa do serviço: Isenta (válida para 2024).
  • Taxa de Correios (AR) para envio da carteira (opcional): R$ 16,37 (valor da taxa administrado pelos Correios).

Prazos

  • Envio da Carteira de Identidade Profissional do Coren-SP pelos Correios (AR): 45 (quarenta e cinco) dias da data de solicitação em todas as unidades do Coren-SP.
  • Retirada da Carteira de Identidade Profissional do Coren-SP (caso o profissional não opte pelo envio da carteira pelos Correios): 45 (quarenta e cinco) dias da data de solicitação em todas as unidades do Coren-SP.

IMPORTANTE

O Coren-SP disponibiliza, através do site, a emissão da Certidão de Cadastro, documento oficial hábil para fazer prova da inscrição até que a Carteira de Identidade Profissional possa ser retirada ou entregue.