Carta de Serviços ao Cidadão

A Carta de Serviços ao Cidadão faz parte do esforço concentrado do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – Coren-SP em aprimorar a Gestão do Atendimento, reunindo um conjunto de práticas de planejamento, gestão da qualidade e controle que pretendem agregar valor aos serviços prestados aos profissionais da Enfermagem e aos demais envolvidos no exercício da atividade.

O controle e a participação social são fundamentais para o aprimoramento da gestão, principalmente no setor público. Consequentemente, para que o relacionamento entre a instituição e os cidadãos ocorra de forma transparente e salutar, é necessário ampliar e facilitar o acesso às informações sobre os serviços disponíveis e aos padrões de desempenho das principais atividades. Este é o objetivo da Carta de Serviços ao Cidadão, instituída pelo Decreto nº 6.932/2009 para simplificar o atendimento ao público.

Sua formulação e confecção é resultado de um trabalho conjunto dos diferentes setores, com comprometimento e participação de todos que integram a autarquia, para identificação dos requisitos básicos e descrição detalhada dos fluxos e procedimentos. Também é fruto da melhoria dos processos institucionais internos e reflexo do modelo de excelência da gestão pública, preconizado pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública).

Com a ampla divulgação desta Carta de Serviços – inclusive com a disponibilização do acesso online – reafirmamos a parceria com a categoria e reiteramos o investimento contínuo na melhoria do atendimento e valorização do exercício da profissão.

Finalmente, esta publicação detalha o papel do Coren-SP, suas atribuições, serviços disponíveis, processos de trabalho, canais de comunicação e os padrões de atendimento estabelecidos, para que informado, o profissional de Enfermagem tenha plenitude de seus direitos. Ao conhecer detalhadamente a organização do Conselho, ele poderá avaliar o seu desempenho, sugerir melhorias, tecer críticas e fazer elogios. Temos consciência de que eficiência e excelência só se transformam em credibilidade se houver transparência, comunicação e visibilidade.

Acreditamos que toda parceria é baseada numa relação de confiança e compromisso.

Acesse aqui a carta de serviços