Coren-SP anuncia novidades para a enfermagem que atua no sistema penitenciário

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, recepcionou nesta sexta-feira (5) representantes da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), responsável pela saúde da população prisional.

A CSSP foi representada na reunião por Simone Gomide, Diretora estadual de saúde da população prisional; André Gonçalves de Sousa, Enfermeiro Diretor substituto do CSSP e Alexandre Lazinho, Enfermeiro Diretor técnico de saúde centro regional da região central.

O intuito do encontro foi realizar uma aproximação entre o Coren-SP e CSSP e também discutir ações em prol da importância dos profissionais da enfermagem na assistência prestada à saúde prisional no estado de São Paulo.

O presidente do Coren-SP com representantes da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), (em ordem da esquerda para direita), André Gonçalves de Sousa, Simone Gomide e Alexandre Lazinho
O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos com representantes da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), (em ordem da esquerda para direita), André Gonçalves de Sousa, Simone Gomide e Alexandre Lazinho

Um dos tópicos abordados no encontro foi a criação do Grupo de Trabalho (GT) focado exclusivamente para debater questões relacionadas à saúde prisional, visando trazer melhorias aos profissionais que atuam nesta área. “Viemos propor a criação do Grupo de Trabalho, para a qualificação técnica dos nossos profissionais de enfermagem, como uma forma de valorização e reconhecimento”, explica a diretora.

As doenças mais frequentes entre a população carcerária são as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a Tuberculose, esta sendo um sucesso de tratamento no sistema prisional e que até rendem premiações nos fóruns de tuberculose, onde é trabalhada a educação em saúde, buscando informações e orientando os pacientes sobre o autocuidado e a importância da higienização pessoal.

“A condição do aprisionamento implica em que a pessoa possa ter 30 vezes mais chance de adquirir a tuberculose do que a população geral, e a nosso índice de cura é de 95%. Quando identificamos essa enfermidade em nosso sistema, prestamos a assistência com excelência”, explicam os enfermeiros Alexandre e André.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, destaca a importância do encontro em prol da criação de ações aos profissionais que prestam assistência à população prisional “O Coren-SP ressalta esta reunião para firmar uma parceria com a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, sendo assim, realizaremos ações e atividades para a capacitação profissional que atuam no sistema penitenciário”.

Saiba mais: