Cofen realiza fórum de Enfermagem sobre saúde indígena

Evento foi transmitido em tempo real pelo CofenPlay e está disponível no Youtube

A saúde dos povos indígenas chamou a atenção da sociedade brasileira no início deste ano, diante da situação de calamidade sanitária constatada no território Yanomami, onde 505 crianças morreram de desnutrição,doenças diarréicas e malária nos últimos quatro anos. Da mesma forma, outros povos sofrem com a desassistência. A Enfermagem é essencial para reverter quadros dessa gravidade.

Encontro está disponível no CofenPlay

Diante desse cenário, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou, nesta quinta-feira (28/4), a 7ª edição do Fórum Permanente de Atenção Primária em Saúde (APS) e Imunizações: Potencialidades, Desafios e Perspectivas. O encontro debateu o tema “Concepção, valores e práticas de Enfermagem implementadas na atenção integral dos povos indígenas: Como construir um futuro melhor?”.

Em janeiro, o Cofen e o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RO) criaram uma equipe de resposta rápida para apoiar as ações emergenciais do Ministério da Saúde na crise humanitária nas terras indígenas Yanomami, em Roraima.

Fórum é iniciativa da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB/Cofen)

“Nós temos compromisso com todas as populações que estão vulneráveis neste momento e estamos prontos para colaborar com as autoridades no enfrentamento a crises humanitárias. A Enfermagem tem se notabilizado pela capacidade de cooperação e entrega diante de tragédias naturais e situações de calamidade sanitária, pois entende que tem como vocação atuar quando as pessoas mais precisam”, pontua Marcuce.

O fórum, iniciativa da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB/Cofen), contou com a presença do enfermeiro Bruno Tomás, que atua na atenção aos povos Yanomamis em Roraima, do coordenador da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural Paulo Murilo de Paiva, do chefe do Departamento de Fiscalização do Cofen Walkirio Almeida e dos membros da CTAB/Cofen Marcuce Santos, Fátima Virgínia e José Alvarenga.

O evento foi transmitido em tempo real pelo CofenPlay e ainda está disponivel para acesso na plataforma, com emissão de certificado.

Fonte: Ascom – Cofen