Presidente do Coren-SP faz ciclo de palestras no Litoral Norte

Profissionais de enfermagem do Litoral Norte paulista tiveram a oportunidade de se aprofundar no tema “Anotações de Enfermagem e a Judicialização da Saúde” nesta quarta-feira (11), por meio de um ciclo de três palestras sobre o tema realizadas pelo presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, em diferentes hospitais da região.

Acompanhado pelos conselheiros Wagner Albino Batista e Fernando Henrique Vieira Santos, James iniciou as atividades no Hospital Stella Maris, em Caraguatatuba. Os conselheiros foram recebidos no hospital pela Irmã Renata, membro do conselho administrativo; pela diretora administrativa, Tatiane Santos e pelo gerente assistencial e enfermeiro Responsável Técnico (RT), Silvio Rabelo.

Silvio Rabelo, Wagner Batista, Tatiane Santos, James Francisco dos Santos, Irmã Renata e Fernando Henrique Vieira Santos

“Este momento de aproximação com o conselho é essencial pois dá respaldo à nossa assistência e nos traz segurança quanto ao cumprimento da legislação”, afirmou o gerente de enfermagem, Silvio Rabelo.

A palestra de James foi acompanhada com atenção por membros da equipe de enfermagem do Stella Maris e por trabalhadores de outros setores, como setor administrativo e jurídico – um público de cerca de 60 pessoas.

Profissionais de enfermagem e de outros setores do Stella Maris se beneficiaram da palestra

O presidente do Coren-SP iniciou sua fala destacando a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como elemento organizador e condutor do processo de trabalho de enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem. “A SAE organiza o trabalho e faz com que utilizemos métodos iguais para executar esse trabalho. Além de padronizar nossa prática, promove o registro adequado no prontuário do paciente. O registro também prova que você fez seu trabalho adequadamente”, colocou.

Palestra no Stella Maris, em Caraguatatuba

A importância das anotações de enfermagem e seu valor como prova da assistência realizada foram muito destacados por James. Outro ponto ressaltado foi o dever de todos os membros da equipe anotarem a assistência prestada: “Quem faz a anotação de enfermagem? Todos os profissionais de enfermagem: enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares. A evolução é feita apenas pelo enfermeiro e obstetriz, mas anotações podem e devem ser feitas por todos, inclusive pelos profissionais de nível médio. É importante que todos conheçam a Resolução Cofen nº 429/2012, que norteia o nosso registro”, afirmou o presidente do Coren-SP.

Em determinado momento da palestra, James abordou o tema da crescente judicialização da saúde, o que mais uma vez traz a necessidade de a assistência ser anotada com atenção.

O RT Silvio mostrou o hospital aos representantes do Coren-SP em uma visita guiada

“Os pacientes estão cada vez mais conhecedores de seus direitos e existe uma quantidade crescente de processos contra profissionais de saúde. Apenas anotação pode provar que o profissional prestou a assistência adequada a um paciente, livrando esse profissional de um eventual processo ético, civil ou criminal”, encerrou.

O vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde de São Sebastião, Reinaldo Alves Moreira Filho, elogiou a presença e a atuação do conselho

Após a palestra no Stella Maris, James e os conselheiros dirigiram-se ao Hospital de Clínicas de São Sebastião, unidade do centro. Lá, eles encontraram-se com o vice-prefeito e secretário municipal de saúde de São Sebastião, Reinaldo Alves Moreira Filho, que elogiou a atuação do conselho: “O Coren-SP é um conselho muito importante, muito participativo, que nos norteia muito, inclusive quando montamos novas alas e na pandemia, quando montamos novas UTIs. Nesses momentos, nos norteamos pelas diretrizes do Coren-SP. É uma honra recebermos vocês aqui”, frisou. O gerente de enfermagem e enfermeiro RT, Mousar Henrique Nunes, também esteve presente no evento, assim como cerca de 40 profissionais de saúde.

Palestra no Hospital de Clínicas de São Sebastião, unidade do centro

O ciclo de palestras do presidente do Coren-SP no litoral norte paulista encerrou-se no Hospital de Clínicas de São Sebastião, unidade da Costa Sul. Ao lado da diretora de urgência e emergência, Ana Soares e da gerente de enfermagem e enfermeira RT, Lourdes Santos Chaves, James abordou a questão das anotações e da judicialização da saúde para cerca de 15 enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital.

Palestra na unidade da Costa Sul do Hospital de Clínicas de São Sebastião

“Quando pensamos em um processo de sistematização da assistência, o que inclui a correta anotação dessa assistência, queremos um paciente seguro, o que traz segurança também para a instituição e para o profissional”, concluiu James.

Hospital de Clínicas de São Sebastião, unidade da Costa Sul

Projeto conselheiro participativo

Além das palestras sobre Anotação de Enfermagem e Judicialização da Saúde, o Hospital Stella Maris e ambas as unidades do Hospital de Clínicas de São Sebastião receberam o projeto Conselheiro Participativo nos dias 11 e 12 de janeiro (quarta e quinta-feira).

Projeto Conselheiro Participativo no Hospital Stella Maris

Como parte desse projeto, os conselheiros Eugênio Dantas e Djalma Vinicius Rodrigues permaneceram por algumas horas em cada uma dessas unidades hospitalares, prestando atendimento a profissionais de enfermagem.

Nesse atendimento, os conselheiros esclareceram dúvidas sobre o Coren-SP, sobre ética e legislação profissional e também fizeram acordos de pagamento de anuidades vencidas com o conselho para a quitação de dívidas de profissionais de enfermagem.