Presidente do Coren-SP envia ofício ao secretário de saúde de São Paulo pedindo isenção permanente do rodízio para a enfermagem

No dia 18/1, uma excelente notícia para os profissionais de enfermagem da Região Metropolitana de São Paulo foi divulgada: após articulação do Coren-SP, a prefeitura da capital garantiu isenção do rodízio municipal de veículos a esses trabalhadores até o dia 28/2/2022.

Imediatamente, o Coren-SP protocolou ofício junto à prefeitura solicitando que a isenção seja concedida de forma permanente à enfermagem, assim como já ocorre com outras categorias profissionais, inclusive da área da saúde.

Nesta segunda-feira (7/2), o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, reforçou o pedido de isenção permanente para a enfermagem por meio de um novo ofício que foi enviado diretamente ao Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido dos Santos.

Em seu pedido ao secretário, James argumenta que a isenção permanente do rodízio trará resultados positivos na qualidade de vida dos profissionais, impactando positivamente a qualidade da assistência de enfermagem prestada à população da capital. “Vossa Excelência, como Secretário de Saúde, acompanha de perto a rotina da enfermagem. São profissionais que enfrentam habitualmente desgaste físico e psicológico, enfrentando sucessivos plantões e múltiplos vínculos de trabalho para sobreviverem, situação que vem se agravando com a pandemia. Isso torna inquestionável a necessidade de implantação de políticas públicas que facilitem o deslocamento aos postos de trabalho e, também, garantam mais dignidade à categoria. Importante destacar que, toda ação que reflete positivamente na qualidade
de vida e de trabalho da categoria, consequentemente resulta em melhorias na qualidade da assistência prestada aos cidadãos e no SUS”, argumenta o presidente do Coren-SP.

A íntegra do ofício enviado ao secretário Edson Aparecido dos Santos pode ser vista aqui.

O Coren-SP também preparou um texto respondendo às dúvidas mais frequentes em relação à isenção do rodízio, com informações sobre como enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem podem requisitá-la. Além disso, foi colocada no ar uma página específica para a solicitação da isenção.