Vitória da enfermagem e do Coren-SP: prefeitura isenta categoria do rodízio na capital

O Coren-SP conquistou um importante avanço para a enfermagem paulista, atendendo uma antiga reivindicação da categoria. Após encaminhar solicitações à Prefeitura, via gabinete dos vereadores Milton Ferreira e Marlon do Uber, o conselho conquistou a isenção do rodízio de veículos aos profissionais de enfermagem que atuam em instituições públicas (estaduais, federais e municipais) em São Paulo (capital) e região metropolitana. A proposta inicial do Coren-SP era que todos os profissionais fossem contemplados, incluindo a rede privada, mas a prefeitura atendeu de forma parcial, para realização de um estudo de impacto. A medida estará vigente até 28 de fevereiro de 2022. A gestão 2021-2023 do Coren-SP protocolou ofício para que ela se torne permanente.

Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e obstetrizes deverão realizar o cadastro de seus veículos, a partir desta quarta-feira (19/1), no site do Coren-SP, a partir das 16h. O registro será encaminhado para a CET para que os veículos sejam cadastrados e liberados do rodízio municipal.

“Essa foi uma proposta da gestão 2021-2023 e não descansaremos até que a totalidade dos profissionais de enfermagem seja contemplada. Mas esse já é um avanço histórico. A categoria é essencial para a garantia do acesso à saúde e assistência prestada aos cidadãos e necessita ter condições de deslocamento em horários variados, todos os dias da semana, para cumprimento de sua jornada de trabalho”, avalia James Francisco dos Santos, presidente do Coren-SP.