Oito novas Comissões de Ética de Enfermagem paulistas são empossadas

A Coordenadoria de Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) do Coren-SP realizou nos últimos dias cerimônias de posse de oito novas CEEs de instituições de saúde paulistas.

As posses seguem a Resolução nº 593/2018 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que determina que todo serviço de enfermagem com 50 profissionais ou mais deve ter sua própria CEE.

Posse da CEE do Complexo Hospitalar Sorocabano

Nesta quarta-feira (18), as conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra, respectivamente coordenadora e secretária da Coordenadoria de Comissões de Ética de Enfermagem do Coren-SP, acompanhadas pela conselheira Vanessa Morrone, foram a Sorocaba, onde conduziram a posse de duas novas CEEs: a do Complexo Hospitalar Sorocabano, às 10 horas e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sorocabano, às 14 horas.

Posse da CEE da UPA Sorocabano

Já nesta quinta-feira (19), as conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra realizaram duas cerimônias online de instituição de novas Comissões de Ética de Enfermagem.

Cerimônia online de posse de novas CEEs, dia 19/1 às 10h

Às 10 horas foram empossadas as CEEs do Pronto Socorro Nair Fonseca Leite Arantes (Barueri); da Santa Casa de Misericórdia de Adamantina e da UNIMED de Piracicaba.

CEE do Pronto Socorro Nair Fonseca Leite Arantes (Barueri)

Já às 11horas, tomaram posse as CEEs da Unidadede Pronto Atendimento (UPA) Dra. Maria Antonieta Ferreira de Barros (São Paulo); da UPA Parelheiros (São Paulo) e do Centro de Atenção Integrada à Saúde (CAIS) Clemente Ferreira (Lins).

Unidadede Pronto Atendimento (UPA) Dra. Maria Antonieta Ferreira de Barros

Cerimônia online de posse de novas CEEs, realizada no dia 19/1, às 11h

CEE do CAIS Clemente Ferreira, em Lins

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.