Coren-SP realiza segunda edição do evento de empreendedorismo Open Mind

O Coren-SP realizou na última terça-feira (30) a segunda edição do evento “Open Mind”, com o tema “Expandindo horizontes em empreendedorismo e inovação na enfermagem 5.0”. Com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Coren-SP, o evento foi realizado no auditório da Universidade 9 de Julho (Uninove), campus Vergueiro, na capital, das 9h às 18h.

“É com grande entusiasmo que faço a abertura deste evento. Reunir profissionais dedicados ao compromisso com a excelência da saúde e protagonismo da enfermagem é extremamente importante”, colocou o presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, durante a abertura da atividade. “É hora de explorarmos oportunidades e procurarmos soluções que são criativas para moldar o futuro da enfermagem e temos isso como um dos compromissos da nossa gestão”, completou.

Mesa de abertura da segunda edição do “Openmind”

Além do presidente do Coren-SP, a mesa de abertura desta segunda edição do Openmind contou com a participação de Erica de Souza Fernandes Bezerra, membro da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo em Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); Ana Lygia Pires Melaragno, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, seção São Paulo (ABEn-SP); Neusa Fukuya, vice-diretora de saúde e representante do reitor da Uninove; Claudia Cristina Soares Muniz, coordenadora do curso de enfermagem da Uninove e a conselheira Vanessa Morrone Maldonado, coordenadora do evento e que esteve à frente da organização da atividade.

Vanessa Morrone Maldonado falou sobre empreendedorismo e enfermagem 5.0

A primeira palestra do evento foi da conselheira Vanessa, que falou sobre o tema “Empreendedorismo e inovação na enfermagem 5.0 – novos horizontes”. Vanessa discutiu, entre outros tópicos, dicas para quem deseja empreender como profissional de enfermagem. “Para sermos inovadores temos que gerar impactos positivos nas vidas das pessoas, a inovação tem o dever de fazer isso”, colocou a conselheira.

Vanessa ainda falou sobre as revoluções tecnológicas que moldaram e transformaram a sociedade humana: a revolução agrícola, a revolução industrial e a mais recente, revolução tecnológica.

Ticiane Santiago falou de sua experiência com realidade virtual

Em seguida, foi a vez da palestrante Ticiane Santana Gomes Santiago falar de sua experiência dentro do tema “Realidade virtual na capacitação e treinamento de profissionais de enfermagem: tecnologia aliada ao empreendedorismo”. Ticiane é proprietária da empresa Virtu Health, que oferece serviços de realidade virtual terapêutica a pacientes internados em hospitais.

“Trabalhamos com imagens fundamentadas cientificamente, de forma a reduzir dor, ansiedade, estresse e tempo de internação desses pacientes”, afirmou, ao relatar diversos cases de sucesso do uso da tecnologia em ambiente hospitalar.

O presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, falou namesa redonda sobre legislação…

A última atividade da parte da manhã foi a mesa redonda “Aspectos éticos e legais no empreendedorismo e inovação”, moderada pelo presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, e com participação do primeiro-tesoureiro do Cofen, James Francisco dos Santos e da gerente de fiscalização do Coren-SP, Angélica Rosin.

…assim como a gerente de fiscalização, Angélica Rosin…

Em sua exposição, a gerente de fiscalização do Coren-SP destacou as maiores dificuldades dos profissisonais empreendedores, em relação à legislação vigente.

Entre as principais dúvidas esclarecidas por Angélica, constou aquela sobre prescrição de medicamentos: “O enfermeiro empreendedor não pode prescrever medicamentos que não estejam previstos em programas de saúde pública ou rotina em instituição de saúde, exceto em situações de emergência”.

…e o conselheiro federal James Francisco dos Santos

O conselheiro federal James Francisco dos Santos, falou sobre a mentalidade do empreendedor: “Empreender é mudar a mente, sair da mentalidade de assalariado para a de empreendedor. Também é importante o planejamento para empreender, o Brasil tem grande número de fechamento precoce de CNPJs, porque as pessoas pensam em empreender mas não se planejam”, aconselhou.

Informação e tecnologia na enfermagem, avanços e contribuições

Após o almoço foi a vez do talk-show “Informação e tecnologia na enfermagem, avanços e contribuições”, com moderação da conselheira Vanessa Morrone Maldonado e participação do enfermeiro Lucas Gardim, fundador e presidente emérito do conselho da empresa Humane Inovação em Saúde e da enfermeira Erica Louise de Souza, membro da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo em Saúde e enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem.

Na mesa, foi discutido sobretudo o aspecto prático do investimento nas startups da área de saúde e como captar recursos.

Empreendedorismo digital na enfermagem

Outros dois talk shows encerraram o evento: “Empreendedorismo digital na enfermagem”, moderado pela conselheira Natali Petri e com a participação da enfermeira Geisiane Araújo, especialista em saúde da família; Elisa Baggio, enfermeira especialista em saúde da criança e Estevan Oliveira, enfermeiro especialista em gerontologia

Talk-show empreendedorismo na telenfermagem e na saúde digital

A programação científica desta segunda edição do Openmind se encerrou com o talk-show “Empreendedorismo na telenfermagem e na saúde digital”, moderado pela conselheira Patrícia Crivelaro e com participação da conselheira e professora Heloísa Helena Ciqueto Peres; da enfermeira Paolla Furlan, especialista em desenvolvimento de aplicativos de saúde e da enfermeira Roberta Rubia, assessora técnica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Após o talk-show, a enfermeira Nayara Kedma fez uma apresentação de canto, encerrando desta forma o dia de atividades.

Galeria de fotos

Saiba mais