Conselheiras fazem reunião técnica e empossam novas Comissões de Ética

A Coordenadoria das Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) do Coren-SP começou 2023 com a execução de diversas atividades de fomento e estímulo à criação de novas CEEs no estado de São Paulo.

No dia 10/1, terça-feira, as conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra, respectivamente coordenadora e secretária das CEEs no Coren-SP, receberam na sede da autarquia representantes da Comissão de Ética de Enfermagem da Secretaria Municipal de Guarulhos.

Membros da CEE da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos com as conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra durante a reunião técnica realizada na sede do Coren-SP.

O objetivo da reunião técnica foi o de prover informações e treinamento aos profissionais de enfermagem sobre a condução da CEE no dia a dia.

A recém-empossada Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Regional de Piracicaba

Já no dia 12/1, quinta-feira, as conselheiras Ivete e Jane conduziram duas cerimônias online de posses de novas CEEs.

Na ocasião, tomaram posse as Comissões de Ética de Enfermagem das seguintes instituições às 9 horas: UPA Dr. Newton Novato (Franca); AMA Jd. Icaraí (São Paulo) e Santa Casa Municipal de Tatuí (Tatuí). Às 10 horas: Hospital Geral de Itapevi (Itapevi); Hospital Regional de Piracicaba (Piracicaba) e Santa Casa de Bragança (Bragança Paulista).

CEE da UPA Dr. Newton Novato, de Franca

Integrante da CEE da UPA Dr. Newton Novato, de Franca

Integrante da CEE da UPA Dr. Newton Novato, de Franca

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.

Saiba mais