Em terceiro dia de programação, 14º SEMAD anuncia implementação de ferramentas e aborda gestão de conflitos

Adesão do SEI pelos regionais e implementação do Sistema de Gestão de Enfermagem foram as grandes novidades anunciadas

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem está de olho no futuro da Enfermagem e atento às mudanças na categoria. Como resultado, uma série de inovações e ferramentas que otimizarão os fluxos de trabalho e aprimorarão os serviços estão prestes a ser implementadas. Nesta quarta-feira (24/4), durante o terceiro dia do 14º Seminário Administrativo, todas as novidades foram anunciadas e apresentadas de forma detalhada.

A conselheira Natali Petri, do Coren-SP, falou sobre gestão de conflitos no ambiente de trabalho

Sigen – Dando início à programação, Davi Vieira, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Cofen (DTIC/Cofen), e Heloisa Helena, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP/Cofen, comandaram a palestra focada na apresentação do Sistema Único de Enfermagem (Sigen).

O sistema é uma ferramenta inovadora que vai possibilitar à categoria nos estados usufruir de forma totalmente on-line de serviços como emissão de certidões, atualização de dados cadastrais, solicitação de nova inscrição e pagamento de taxas e anuidades. O objetivo é integrar todos os sistemas finalísticos e processos corporativos em um único ambiente virtual, promovendo integração dos profissionais com os conselhos.

“Este é um sistema totalmente democrático, criado para atender a todos os níveis de escala de demandas dos regionais”, frisou Davi Vieira. “Na elaboração da ferramenta, tivemos uma grande preocupação com a experiência do usuário. O Sigen estará sempre inserido em um processo de melhoria contínua, baseada na escuta atenta das demandas”, Heloisa Helena.

O Sigen começou a ser implementado nos estados de Rondônia, Amapá, Roraima, Acre e Rio de Janeiro. A expectativa é de que até o início de maio já seja adotado em todo o país.

SEI – Em seguida, os participantes do SEMAD acompanharam a palestra “SEI – Cronograma de ações para implantação nos regionais”, coordenada pelo vice-presidente do Cofen Daniel Menezes e apresentada por Denise Prado e Israel Costa, integrantes do Centro de Documentação e Memória do Cofen.

O SEI representa um avanço no aperfeiçoamento de processos, além de garantir maior segurança e economia de recursos. Muito em breve, se tornará uma realidade em todos os Conselhos de Enfermagem. Os palestrantes apresentaram as fases do cronograma de ações. Durante todo o processo de adesão dos regionais ao sistema, a equipe coordenadora de implementação no Cofen vai fornecer todas as orientações e apoio necessário. “Com foco nas atividades administrativas, o SEI representa uma quebra de paradigma e uma nova fase no universo dos Conselhos de Enfermagem”, salientou Denise Prado, que atua como chefe da equipe gestora do sistema.

Gestão de conflitos – Iniciando as atividades do período da tarde, a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Natali Petri, palestrou sobre gestão de conflitos no ambiente de trabalho. Natali destacou a importância da comunicação eficaz e da resolução construtiva de conflitos no contexto profissional, apresentando estratégias e técnicas fundamentais para lidar com situações conflutosas de forma produtiva e colaborativa.

A palestra também ressaltou a necessidade de desenvolver habilidades como escuta ativa, empatia e negociação para promover um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo. Petri explorou, ainda, os desafios específicos enfrentados pelos profissionais de Enfermagem no contexto dos conflitos interpessoais e hierárquicos, oferecendo esclarecimento para sua resolução.