Coren-SP participa do Congresso Feridas 2024

O Coren-SP marcou presença no Congresso de Feridas 2024, realizado nos dias 24 e 25 de abril na região central da capital.

Organizado pela editora MPM, o evento teve como presidente este ano o conselheiro Daniel Rodrigues. Tanto ele quanto o presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, participaram da mesa de abertura do evento, na manhã do dia 24/4, ao lado da presidente da editora MPM, Maria Aparecida dos Santos e da auxiliar de enfermagem Maria de Lourdes Lima, mãe da vereadora Janaína Lima.

As conselheiras Márcia Rodrigues, Vanessa Scarcella e Vanessa Morrone também participaram do evento. Como patrocinador do Congresso, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) teve um estande no Congresso em conjunto com o Coren-SP.

O presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, participou da mesa de abertura e da mesa-redonda “Políticas Públicas em Feridas”

“Agradeço imensamente o convite para poder estar aqui neste congresso, pois me considero um profissional de enfermagem ainda ativo na assistência, isso muito me alegra e me orgulha. Nos últimos 26 anos evoluímos muito tecnologicamente e me muito me encanta falar dos temas que serão debatidos neste congresso”, agradeceu o presidente do Coren-SP na abertura.

O conselheiro Daniel Rodrigues, em sua fala, focou na questão do empoderamento da enfermagem por meio do conhecimento: “Estamos aqui neste congresso para empoderarmos a enfermagem no tratamento de feridas. Desde o Egito antigo temos informações do tratamento de feridas feito por pessoas que podem ser considerados precursores dos enfermeiros. Isso mostra a importância do tratamento de feridas para nossa profissão”, colocou.

O conselheiro Daniel Rodrigues, que coordena o Grupo de Trabalho de Integridade Cutânea do Coren-SP presidiu o Congresso Feridas 2024

A primeira atividade do Congresso foi a mesa redonda “Políticas Públicas em Feridas”, moderada pelo conselheiro Daniel Rodrigues e contou com a participação do presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto.

Uma das questões levantada pelo conselheiro Daniel Rodrigues foi a importância das políticas públicas relacionadas ao tratamento de feridas. Daniel deu como exemplo o projeto de lei elaborado pela vereadora Janaína Lima: “Sentimos falta de ter políticas públicas na área das feridas. Precisamos nos empoderar e nos colocar em lugar de destaque sim como profissionais de enfermagem. A pauta da enfermagem em locais de poder tem que ser discutida. Graças a uma parceira da nossa categoria, na pessoa da vereadora Janaína Lima, temos o projeto de lei que pretende criar centros de tratamento de feridas no município de São Paulo, com a enfermagem como destaque”.

A mãe da vereadora Janaína Lima, a auxiliar de enfermagem Maria de Lourdes, destacou o papel da ciência na enfermagem: “A saúde pública deve ser baseada em ciência senão não vamos oferecer uma saúde pública com dignidade. O Projeto de Lei que está na Câmara garante a ciência da enfermagem, sendo baseado no trabalho da enfermagem”.

Já o presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, destacou a necessidade de uma maior politização da categoria para a conquista de políticas públicas que beneficiem tanto a enfermagem quanto a assistência prestada aos pacientes: “Antes as portas nunca eram abertas para nós e atualmente começaram a nos ouvir porque começamos a mostrar números. Vocês tem idéia que somos 635 mil profissionais só no estado de São Paulo? Isso tem que ser utilizado para abrir portas políticas para nossa categoria”, afirmou.