Coren-SP Com Você e ‘Cuidando de Quem Cuida’ vão a Bauru com o tema ‘Lideranças’

Mais uma edição do evento Coren-SP Com Você foi realizada na manhã desta segunda-feira (22) em Bauru, no auditório da Unip (Universidade Paulista). Esta edição do Coren-SP Com Você foi realizada em conjunto com o “Cuidando de Quem Cuida”.

O evento contou com duas palestras e com a participação do presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, que fez a abertura oficial da atividade com uma palestra sobre os projetos atuais da autarquia, além dos conselheiros Luana Garcia, Natali Petri, Patrícia Crivelaro, Fernando Henrique Vieira e da ex-conselheira Wilza Carla Spiri.

Mesa de abertura do evento

A conselheira Luana Garcia atuou como mestre de cerimônias do evento.

Luana Garcia foi a mestre de cerimônias da noite

A mesa de abertura foi formada pelo presidente do Coren-SP, acompanhado do coordenador do curso de enfermagem da Unip de Bauru, Wellington Rodrigo de Souza; a representante da Diretoria Regional de Saúde VI da Secretaria Estadual de Saúde, Fabiana Fidelis; Giulia da Cunha Fernandes Puttomatti, secretária de saúde de Bauru; Mirela Bertoli Passador, gestora técnica de área da subseção de Marília; Márcia Regina Bolis Paula Meira, articuladora da atenção básica e da conselheira Patrícia Crivelaro.

O presidente do Coren-SP fez a palestra inaugural do evento

A primeira palestra da manhã foi feita pelo presidente do Coren-SP, que apresentou os projetos e realizações da atual gestão da autarquia.Em sua fala, Sérgio falou dos planos de ampliação dos postos de atendimento em parceria com o Poupatempo, o que poderá, em breve, beneficiar Bauru e região: “Atualmente temos 20 postos de atendimento e com a parceria que estamos fechando com o Poupatempo, teremos mais 37 postos de atendimento do Coren-SP além dos 20 que já existem. Isso melhorará em muito o atendimento que o conselho presta a profissionais do interior, com certeza procuraremos firmar parceria como Poupatempo do município”, colocou.

Sérgio explicou detalhadamente os projetos atuais da autarquia, inclusive a importante luta pela implementação do piso salarial da enfermagem. O presidente também falou da atuação da fiscalização: “Pretendemos aumentar nossa equipe de fiscais, pois hoje temos cerca de 90 fiscais para 25 mil instituições de saúde em todo o nosso estado. Ao aumentarmos a quantidade de enfermeiros fiscais trabalhando para o conselho, teremos capacidade para fiscalizar ainda mais as instituições, orientando, educando e garantindo que todos os profissionais de enfermagem estejam atuando dentro da legalidade para proteção deles mesmos, das instituições e dos pacientes”, afirmou.

Além de fazer palestra sobre Soft Skills, Patrícia Crivelaro conduziu uma dinâmica de massagem

A primeira palestrada manhã foi sobre o tema “Soft Skills e a Alta Performance na Atuação da Enfermagem”. A conselheira explicouo que são as chamadas soft skills e sua grande importância no desempenho de todo profissional de enfermagem: “Hard skills são nossos conhecimentos técnicos. Soft skills são habilidades pessoais de comunicação interpessoal e de solução de problemas. Algumas soft skills são: empatia, comunicação eficaz, trabalho em equipe, tomada dedecisão ética, gerenciamento de estresse, paciência, compreensão cultural, autenticidade, organização, autocuidado e inteligência emocional”.

A conselheira ainda explicou detalhadamente o conceito de inteligência emocional, que é uma soft skill que pode ser apreendida e trabalhada pelo indivíduo. “Inteligência emocional é fazer a coisa certa no momento certo”, explicou, dando exemplos com o auxílio da plateia.

A conselheira Natali Petri falou sobre ferramentas de alta performance em liderança

O evento foi encerrado com a palestra do Cuidando de Quem Cuida, feita pela conselheira Natali Petri. O tema da palestra foi “Ferramentas para gestão pessoal e alta performance em liderança”.

Natali abordou, entre outros temas, a importância do feedback como ferramenta de gestão e motivação da equipe. “Precisamos de incentivo. Quando falamos de motivação não estamos apenas falando de cargos e salários, que sem dúvida são importantes. O que nos motiva de forma constante é a sensação de reconhecimento”, colocou.

Natali trouxe em sua palestra a classificação DISC de tipos de personalidade, explicando cada tipo: dominante, influente, estabilidade e conformidade. “É interessante conhecermos esses tipos de personalidade para podermos lidar melhor com as pessoas ao sabermos com que tipo estamos lidando a cada momento”.