Ingressa Coren-SP facilita entrada de recém-formados no mercado de trabalho

O projeto Ingressa Coren-SP tem por objetivo apresentar o conselho a alunos do último ano da graduação em enfermagem e do curso técnico. Isso é feito por meio de palestras e visitas dos conselheiros da autarquia a instituições de ensino em todo o estado de São Paulo. Além disso, o projeto faz a emissão facilitada das Carteiras de Identidade Profissional (CIPs) dos formandos, fazendo a entrega dos documentos logo na colação de graus dos novos profissionais, facilitando o pronto ingresso deles no mercado de trabalho.

Nos últimos dias, foram realizadas mais duas atividades dentro do projeto. Primeiro, na última segunda-feira (16), o conselheiro Márcio Bispo, coordenador do projeto e conselheira Márcia Rodrigues, secretária do Ingressa Coren-SP, participaram da colação de grau de novos enfermeiros da Universidade Paulista (Unip), campus da Chácara Santo Antônio, na zona sul de São Paulo.

Os conselheiros com a professora Taís e outros docentes durante a colação de grau da Unip, campus da Chácara Santo Antônio, na zona sul de São Paulo

Recepcionados pela coordenadora da graduação em enfermagem, professora Taís Masotti Lorenzetti Fortes, os conselheiros participaram de um dos momentos mais esperados da cerimônia: a entrega das Carteiras de Identidade Profissional dos graduandos.

Colação de grau da Unip da Chácara Santo Antônio

“O acesso precoce do recém formado ao Coren-SP é a compreensão da importância do órgão para a profissão, a busca por respeito pela competência e conquista no mercado de trabalho e assistência à saúde da população”, colocou a professora Taís sobre a participação de seus alunos no Ingressa Coren-SP.

Conselheiro Márcio Bispo, professora Taís Taís Masotti Lorenzetti Fortes e conselheira Márcia Rodrigues

No dia seguinte (17), o conselheiro Márcio Bispo e a conselheira Patrícia Crivelaro foram ao município de Garça, na região centro-oeste paulista, onde fizeram o recolhimento de documentos de graduandos em enfermagem da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF), sendo recebidos pela coordenadora da graduação, professora Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi. O objetivo da ação é dar início ao processo de emissão facilitada das Carteiras de Identidade Profissional dos graduandos.

Márcio e Patrícia com graduandas em enfermagem da FAEF, em Garça

A professora Joyce comentou sobre o significado desse momento: “após a finalização de um curso de graduação, o primeiro impasse para muitos, é o primeiro emprego. Sabemos que, na área da saúde, especificamente, na área da enfermagem, faz-se necessário que o bacharel esteja devidamente cadastrado no conselho para praticar o exercício profissional. Nessa conjectura, o projeto Ingressa Coren-SP, vem atender essa necessidade tão importante para os recém-formados. Com a proposta de facilitar o cadastro dos recém-formados no conselho, bem como a participação do próprio Coren-SP na colação de grau, certamente ocorre um estreitamento entre o profissional e sua classe, além de favorecer processos burocráticos. Vale ressaltar que, a alta empregabilidade da enfermagem é algo a ser destacado na profissão, assim, muitos dos nossos egressos já finalizam o curso com propostas de trabalho definidas. Particularmente, considero esse projeto como algo que veio a contribuir para com o egresso, reduzindo anseios para uma nova etapa da vida: a carreira profissional. Em um momento tão importante para a profissão, o Coren-SP aplica um projeto tempestivamente, que favorece a todos os envolvidos”.

Márcio Bispo, professora Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi e Patrícia Crivelaro