Conselheiras acompanham fiscalização na região de Marília

O Coren-SP realiza fiscalizações em diversas unidades de saúde em todo o estado de São Paulo, vistoriando a assistência de enfermagem praticada em unidades hospitalares, unidades da atenção primária, instituições de longa permanência, instituições de saúde mental e demais instituições que contam com o exercício profissional da enfermagem.

Parte dessas ações são realizadas no âmbito do NAAF – Núcleo de Atendimento e Acompanhamento de Fiscalização, no qual conselheiros da autarquia acompanham fiscais durante as inspeções, aproveitando a ocasião para fazer um trabalho de aproximação com os enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem no local.

Na última semana, as conselheiras Edna Matias e Jane Bezerra acompanharam inspeções em diversas instituições dos municípios de São Paulo, juntamente com as fiscais da subseção de Marília.

Na segunda feira, 20/6, a conselheira Edna acompanhou fiscalização à UBS Antônio Camilo Oliveira, no município de Espírito Santo do Turvo, sendo recebida pelas enfermeiras da instituição e abrindo diálogo com as profissionais.

UBS Antônio Camilo Oliveira. Espírito Santo do Turvo. 20/06/22. Com as Fiscais Marly e Silvia. RT Angélica, enfermeira Luciene
UBS Antônio Camilo Oliveira, em Espírito Santo do Turvo

No mesmo dia, Edna acompanhou fiscalização à Santa Casa de Misericórdia de Duartina – Hospital Santa Luzia, onde foi recebida pela enfermeira Maria Daiane, juntamente com as técnicas de enfermagem da instituição.

Santa Casa de Duartina. 20/06/22. Enfermeira Maria Daiane, eu e as Técnicas de Enfermagem
Edna Matias (à esquerda), com a enfermeira Maria Daiane e as técnicas de enfermagem da Santa Casa de Duartina

Já a conselheira Jane, acompanhou fiscalização na ESF Júlio Bertolini, em Pederneiras, junto à fiscal Magda Elena, da subseção de Marília, do Coren-SP.

ESF Júlio Bertolini-Pederneiras
A conselheira do Coren-SP, Jane Bezerra, na ESF Júlio Bertolini, em Pederneiras

No dia seguinte, 21/6, a conselheira Edna visitou duas instituições no município de Ourinhos: a primeira inspeção aconteceu na UBS Parque Minas Gerais e, a segunda, no Saedi – Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas.

UBS Parque Minas Gerais
A conselheira pelo NAAF na UBS Parque Minas Gerais
SAEDI
Saedi de Ourinhos

Neste mesmo dia, a conselheira Jane acompanhou fiscalização no Hospital São José de Itapuí, juntamente à fiscal Sueli Ajeka. A dupla percorreu os setores do hospital verificando todo o fluxo assistencial de enfermagem, o dimensionamento de pessoal e a documentação e alvarás da instituição.

 Hospital são José de Itapuí
Hospital São José, em Itapuí

No dia 22/06, a conselheira Jane acompanhou duas fiscalizações em companhia da fiscal Bárbara Gisele Gonçalves. A primeira fiscalização ocorreu no CAPS Amélia Garcia Jampietro, em Duartina. A segunda inspeção ocorreu em Bauru, na Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Bauru.

CAPS Amélia Garcia Jampietro - Duartina
CAPS Amélia Garcia Jampietro, em Duartina
USF Nova Bauru
USF Nova Bauru

No mesmo dia, a conselheira Edna acompanhou a fiscalização que ocorreu na Estratégia da Saúde da Família (ESF) – Jurumirim Francisco Leite Mendes Gonçalves, em Piraju.

ESF Jurumirim - Francisco Leite Mendes Gonçalves
ESF Jurumirim – Francisco Leite Mendes Gonçalves, em Piraju

No dia 23/6, quinta-feira, a fiscalização junto ao NAAF ocorreu na UBS Vila Margarida, com o acompanhamento da Responsável Técnica Fernanda, e no AME – Ambulatório Médico de Especialidades, em Ourinhos. Já a conselheira Jane no mesmo dia, acompanhou junto à fiscal Sueli Ajeka inspeção no Centro de Especialidades Dr. Eustáchio Scalzo, no município de Garça. Nas três vistorias, foram verificadas todas as alas da unidades e o fluxo assistencial de enfermagem.

UBS Vila Margarida. Ourinhos.
Edna, Junto à Responsável Técnica Fernanda, na UBS Vila Margarida, em Ourinhos
AME - Ambulatório Médico de Especialidades.
AME – Ambulatório Médico de Especialidades
Centro de especialidade Dr Eustáchio Scalzo de Garça
Centro de Especialidade Dr. Eustáchio Scalzo, em Garça

Por fim, na sexta-feira, 24/6, as conselheiras Edna Matias e Jane Bezerra acompanharam a inspeção na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Aldo de Oliveira Lino, em Paulópolis, distrito do município de Pompéia. Foram verificados o fluxo assistencial de enfermagem, o dimensionamento de pessoal, a documentação e alvarás do hospital. As conselheiras colocaram o Coren-SP à disposição da equipe.

As conselheiras Edna e Jane, juntamente com as enfermeiras da USF Doutor Aldo de Oliveira Lino
As conselheiras do Coren-SP Edna Matias e Jane Bezerra juno às enfermeiras da USF Doutor Aldo de Oliveira Lino

Saiba mais: