Fiscalização inspeciona fluxo de atendimento à Covid-19 em Ribeirão dos Índios, Presidente Bernardes e Pindamonhangaba
A fiscalização do Coren-SP continua inspecionando a assistência à Covid-19 em unidades de saúde em todo o estado de São Paulo.
As inspeções realizadas pelo conselho durante a pandemia visam avaliar o fluxo de atendimento aos pacientes com Covid-19, assim como a disponibilidade e a correta utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pela equipe de enfermagem.
Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP prossegue com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.
Nesta quinta-feira (4/6), as fiscais Ana Cristina Andrade e Regina Rabelo, da subseção de Presidente Prudente, fiscalizaram a UBS Francisco Sanches Postigo, no município de Ribeirão dos Índios.
As fiscais analisaram todo o fluxo de atendimento à Covid-19 na unidade e conversaram com profissionais da equipe de enfermagem, verificando com a linha de frente se há disponibilidade e, também, se houve orientação sobre a correta utilização dos EPIs.
Após a fiscalização em Ribeirão dos Índios, as fiscais Regina Rabelo e Ana Cristina Andrade foram a Presidente Bernardes. Lá, elas inspecionaram a Estratégia Saúde da Família (ESF) Central do município e o Hospital de Misericórdia Nossa Senhora Aparecida.
Já na região do Vale do Paraíba, a fiscal Vanda Cruz, que trabalha na subseção de São José dos Campos, vistoriou o plano de contingência à Covid-19 no Pronto Atendimento (PA) Moreira César, em Pindamonhangaba, com especial atenção ao fluxo de atendimento dos pacientes e à disponibilidade e correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Atendimento aos profissionais de enfermagem
As fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 26/5, foram realizados mais de 17 mil atendimentos. Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.
Confira as ações em números:
17.669 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.
1.534 inspeções.
1.838 atendimentos da Ouvidoria.
1.564 atendimentos do Fale Conosco.
990 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem.
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