Fiscalização inspeciona assistência à Covid-19 em Suzano, Parapuã e Osvaldo Cruz

O Coren-SP continua atuante nas questões relacionadas à assistência de enfermagem durante a pandemia da Covid-19, focando seu trabalho de fiscalização no apoio aos profissionais que estão na linha de frente do atendimento à doença e apoiar os responsáveis técnicos. As inspeções realizadas pelo Coren-SP visam avaliar o fluxo de atendimento aos pacientes com Covid-19, assim como a disponibilidade e a correta utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pela equipe de enfermagem.

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP prossegue com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Hospital de Campanha de Suzano

A fiscalização esteve na última quarta-feira (3/6) no Hospital de Campanha de Suzano, na Grande São Paulo. Lá, a fiscal Silvia Wada inspecionou todo o fluxo de assistência aos pacientes, da chegada à alta. Além disso, ela verificou a disponibilidade e a forma de utilização dos EPIs pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que trabalham na unidade.

 

Hospital Santa Maria, Suzano

Depois, Silvia inspecionou o Hospital Santa Maria, também em Suzano, verificando todos os detalhes da assistência à Covid-19 e conversando com profissionais de enfermagem sobre a utilização de EPIs. 

Santa Casa de Parapuã

Também na quarta-feira (3/6), a fiscal Ana Cristina Andrade esteve na Santa Casa de Parapuã e na Unidade Sentinela de Covid-19. Em ambas, ela conversou com profissionais de enfermagem que atuam na unidade e verificou a disponibilidade e utilização de EPIs.

Unidade Sentinela de Parapuã

USF Fernando Gomes Palma, Osvaldo Cruz

Após fiscalizar as unidades em Parapuã, a fiscal Ana Cristina foi até Osvaldo Cruz, na região de Presidente Prudente, onde fiscalizou a USF Fernando Gomes Palma, verificando tanto o plano de contingência à Covid-19 quanto a utilização de EPIs por parte dos profissionais de enfermagem. 

Santa Casa de Osvaldo Cruz

Para finalizar as inspeções nesta quarta-feira, a fiscal Regina Rabelo foi a outra unidade em Osvaldo Cruz: a Santa Casa do município. 

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 26/5, foram realizados mais de 17 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números: 

17.669 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

1.534 inspeções.

1.838 atendimentos da Ouvidoria.

1.564 atendimentos do Fale Conosco.