Coren-SP Educação traz os preparos e cuidados na coleta de exames laboratoriais

O Coren-SP Educação promoveu no dia 7/2 uma palestra online sobre a atuação da enfermagem no preparo e coleta de exames laboratoriais. A atividade foi ministrada pela enfermeira Dra Magali Mendes Machado Mateo Gimenez, que atua na coleta de Laboratório da Divisão de Laboratório Central (DLC) do Hospital das Clínicas.

Para realização dos procedimentos de uma forma segura e eficaz, os profissionais de enfermagem necessitam realizar atualizações constantes, “muitas coisas caem no esquecimento e, quando o aprendizado cai no oblívio, reflete na assistência e no cuidado ao paciente. Por isso, necessitamos realizar essa reciclagem, para prestarmos o melhor atendimento”, destaca a enfermeira.

O objetivo da atividade foi abordar os principais cuidados da enfermagem na coleta laboratorial, e os tópicos abordados foram: diferença entre soro, plasma e sangue total; os impactos da coleta de materiais biológicos no pré-analítico; sequência dos tubos de coleta; gasometria arterial e venosa; hemocultura; noções sobre de coleta de urina tipo I e de urina 24 horas.

A enfermeira Dra Magali Mendes Machado Mateo Gimenez, durante atividade online no Coren-SP Educação
A enfermeira Dra Magali Mendes Machado Mateo Gimenez, durante atividade online no Coren-SP Educação

Um dos pontos principais apresentados durante a atividade foi o impacto negativo nas coletas de sangues na fase pré-analítica, onde ocorre um porcentual de 68% de falhas. “Os processos devem ser feitos prosseguindo os estudos realizados e adotando as normas, não podendo realizá-los aleatoriamente”, explicou Magali.

Durante a coleta biológica os profissionais devem primeiramente identificar o paciente e analisar os documentos oficiais com foto ou pulseira de identificação, ficha de cadastro e as etiquetas de identificação, além de verificar as condições do paciente, realizar o preparo adequado para realização do procedimento e identificar o local de coleta.

Após todo esse processo, a identificação da amostra é necessária e obrigatória e deve conter o nome completo e a data de nascimento do paciente, o exame/sigla da coleta a ser realizada, além do acondicionamento e transporte do conteúdo. Para o transporte pode ser utilizado, como exemplo, gelo, luz e entre outros.

“Com os cuidados informados seguidos pelos profissionais de enfermagem, as porcentagens de falhas, independente da etapa da coleta, tendem a diminuir, trazendo melhorias nos processos e eficácia na entrega dos exames”, finalizou Dra. Magali.

Ao final da atividade, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas.

Todas as atividades online realizadas pelo Coren-SP Educação são gratuitas. Veja aqui o calendário completo do Coren-SP e faça sua inscrição!

Saiba mais: