Coren-SP Educação apresenta as principais emergências oncológicas: definição, fatores de risco, tratamento e cuidados de enfermagem
A palestra sobre “Emergências Oncológicas” foi realizada nesta última quinta-feira (30), finalizando a agenda do mês de março. O encontro aconteceu online, sendo ministrado pela enfermeira Dra. Mariana Amarello, mestre em ciências da saúde, especialista em Educação, Urgência e Emergência.
Em sua introdução, Dra. Mariana destacou o conhecimento do tema para profissionais de saúde de diferentes áreas de atuação: “O paciente oncológico em emergência pode estar situado em diferentes setores, como, por exemplo, medicina diagnóstica, pronto-socorro, unidade de terapia intensiva, unidade de internação e centro cirúrgico, por isso o foco da aula é disseminar a informação para os profissionais reconhecerem sinais e sintomas, priorizar os cuidados e intervir rapidamente, garantindo uma assistência segura e resultados satisfatórios. Existem alguns detalhes e particularidades, que podem passar despercebidos por quem não está habituado a prestar assistência a este tipo de paciente”, disse a enfermeira.
As intercorrências podem ocorrer por complicações da própria doença, do tratamento ou, ainda, serem manifestadas antes de o paciente ter conhecimento do diagnóstico de câncer. Dentre as principais delas, estão a neutropenia febril, “que é responsável por 11% das mortes por câncer”, contou Mariana.
Em um dos tópicos da apresentação, a palestrante destacou que o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo: “O câncer é responsável por 10% das mortes em São Paulo”. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, são 704 mil novos casos por ano, no Brasil.
Por fim, a atividade foi encerrada com a participação dos profissionais e esclarecimentos de dúvidas sobre o tema abordado.
Todas as atividades online realizadas pelo Coren-SP Educação são gratuitas. Veja aqui o calendário completo e faça sua inscrição!
Saiba mais: