Coren-SP discute cálculo e diluição de medicamentos em nova atividade

O Coren-SP Educação realizou, na última terça-feira (21), a atividade de aprimoramento “Cálculo de Medicamentos: revisão para a prática segura” para fomento da prática e atribuições da enfermagem nesse assunto. Direcionada aos profissionais da área e também aos estudantes, a atividade pautou a diluição, vias de aplicação e os equipamentos utilizados na realização dos procedimentos.

Apresentada pela enfermeira pós-doutoranda em Ciências da Saúde, Ivone Regina Fernandes, a aula iniciou apresentando as seis metas comumente adotadas para a redução de eventos adversos na assistência. Dra. Ivone explicou como a adoção das práticas de identificação, administração de medicamento e comunicação correta contribuem para a melhoria do exercício da enfermagem.

Ivone ressalta a importância de o profissional estar atento a dosagem e via de aplicação do medicamento

Seguindo, a palestrante apresentou as medidas internacionais utilizadas no cálculo de medicamentos, e sinalizou a importância da utilização correta da palavra ‘grama’, a qual possui alteração de significado quando utilizada em gêneros diferentes. Ela discorreu sobre a semelhança das terminologias “cc”, “cm3” e “ml” no controle e preparo de medicações, apontando a importância do conhecimento sobre unidades de medida. “Por exemplo, o controle de micção dos pacientes que usam fralda ocorre pelo cálculo da diferença entre a fralda antes e depois de ser utilizada”, comenta.

A palestra também abordou os procedimentos necessários para administração de medicamentos fotossensíveis e a importância de se atentar às embalagens de mesmo medicamento, porém com vias de aplicação distintas. “Apesar do texto longo, a bula possui as informações que o medicamento requer.”

Na seção prática da aula, ela apresentou os cálculos frequentes e úteis para os profissionais de enfermagem. Entre as orientações dadas, foram citadas: a necessidade do constante recálculo antes da aplicação, a disponibilidade de material bibliográfico para consulta, e a utilização de uma calculadora para realização das contas.

Por fim, com a mediação da enfermeira de Educação Permanente do Coren-SP, Gisele Gentil, Ivone elucidou as questões dos participantes sobre diluição na seringa, interação medicamentosa intramuscular e concentração de medicamentos.

As atividades do Coren-SP Educação são gratuitas e ocorrem de maneira online e presencial. Confira o calendário e se inscreva.

Saiba mais: