Coren-SP Educação realiza palestra simultânea sobre os principais cuidados, tratamentos e procedimentos sobre a queimadura

Na última quinta-feira (10), o Coren-SP Educação realizou a atividade “Cuidados de Enfermagem ao Paciente Queimado”, sendo realizada presencialmente e contando com transmissão simultânea no canal do Youtube do Coren-SP. A atividade foi ministrada pelo enfermeiro Edmundo Martins Júnior, mestre em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

As queimaduras são lesões provocadas no contato direto da pele com agentes físicos, químicos, biológicos ( calor irradiado, líquidos quentes, frio, radiações, eletricidade e etc.) e seu nível de gravidade pode variar dependendo da extensão, profundidade e localização da queimadura. 

O impacto da queimadura durante a infância pode ser catastrófico. As sequelas geram transtornos psicológicos e físicos provavelmente duradouros. Pobreza, educação deficiente, diferença cultural (hábito de banhos de água quente), estrutura familiares e condições precárias de habitação são fatores de riscos para as queimaduras. 

O Me. Edmundo Martins durante atividade simultânea
O Me. Edmundo Martins durante atividade simultânea

Fortes dores são comuns durante o tratamento. Edmundo traz qual procedimento é ideal nestes casos: “O tratamento local das queimaduras deve ser aplicado conforme avaliação criteriosa das lesões cutâneas e a utilização das terapias modernas contribuem para redução da dor, prevenção de infecções e otimiza as fases da cicatrização”. 

Uma história completa deve ser obtida, incluindo o tempo e etiologia da queimadura, para ajudar a determinar se há trauma concomitante (como lesão elétrica causando arritmias, lesão em espaço fechado causando inalação de fumaça, ou uma explosão, queda ou colisão causando lesões ortopédicas) 

Os profissionais de enfermagem devem realizar os procedimentos de acordo com as etapas necessárias, prestando uma assistência eficaz. A avaliação deve ser holística e o trabalho multidisciplinar é fundamental para a complementariedade da assistência promovendo a recuperação mais rápida prevenindo as sequelas do trauma. 

Ao final da apresentação teórica, Me. Edmundo Martins, utilizando manequins realísticos, trouxe como deve ser realizado os passos de atenção a pessoa queimada de forma segura, sem dor e a traumática.  

A atividade foi encerrada com a participação dos profissionais com perguntas e esclarecimento de dúvidas, sob moderação da enfermeira de educação permanente Gisele Gentil. 

Todas as atividades online realizadas pelo Coren-SP Educação são gratuitas. Veja aqui o calendário completo do Coren-SP e faça sua inscrição! 

Saiba mais: