Coren-SP Educação aborda estomia intestinal em atividade simultânea

O Coren-SP Educação continua suas atividades voltadas para a capacitação profissional, e pensando na acessibilidade dos participantes neste mês as atividades estão sendo realizadas de forma simultânea, evento realizado presencialmente e contando com transmissão online no canal do Youtube do Coren-SP. Na última quinta-feira (24/11), o tema abordado foi “Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Estomia Intestinal”. A palestrante foi a enfermeira Profa. Dra. Sara Rodrigues Rosado, Estomaterapeuta e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

A atividade teve como objetivo atualizar os profissionais de enfermagem sobre os cuidados às pessoas com estomias intestinais e a prevenção de complicações nas estomias e pele periestoma, bem como demonstrar através da simulação realística os cuidados com estomia, pele periestoma e troca de equipamento coletor.

A enfermeira Profa. Dra. Sara Rodrigues Rosado durante atividade presencial na sede do Coren-SP Educação
A enfermeira Profa. Dra. Sara Rodrigues Rosado durante atividade presencial na sede do Coren-SP Educação

A estomia intestinal é um procedimento cirúrgico onde é realizada uma abertura no abdome e exteriorizado um segmento da alça intestinal, por onde o conteúdo dos intestinos será expelido e coletado por uma bolsa externa. Nestes procedimentos os profissionais da enfermagem devem manter atentos com os cuidados, como por exemplo a higienização, troca do equipamento coletor e no conhecimento necessário para realização dos procedimentos na assistência aos pacientes visando a sua reabilitação.

A etiologia pode acontecer através das seguintes situações: câncer colorretal, polipose, diverticulite, traumas sofridos através de armas brancas ou acidentes que é necessário a realização do procedimento, e entre outros citados durante a atividade. “As situações que levam a confecção de uma estomia intestinal é o câncer, em primeiro lugar. Depois a gente tem doenças inflamatórias que são mais comuns”, explicou Sara.

A portaria n°400 traz os serviços de saúde para os pacientes com estomia, dentro da portaria há uma classificação dos polos, sendo, o Serviço de Assistência à Pessoa Ostomizada (SASPO) que a classificação há uma variação entre I e II; e o Centro Especializado em Reabilitação (CER III). “A estomia entra dentro de uma deficiência física, então a pessoa possui alguns direitos como: estacionamento, carro adaptado, isenção do IPVA, passagem de transporte público e, muitas vezes, eles não sabem disso”.

A atividade foi realizada a transmissão simultânea no Youtube do Coren-SP
A atividade contou com transmissão simultânea no Youtube do Coren-SP

“Importante identificar que quem cuida não são apenas os hospitais, não é só o Polo, a Atenção Primária também cuida, sendo uma rede de assistência para os pacientes”, destaca a enfermeira.

Sara também abordou em sua apresentação as redes de cuidados à pessoa com estomia, os tipos de cirurgias, complicações nas estomias e de pele periestoma. Ainda, apresentou os equipamentos coletores, falou sobre a importância da enfermagem na reabilitação e quais os direitos da pessoa com estomia. Em seguida, a enfermeira demonstrou como realizar a higienização do local e mostrou como trocar o equipamento coletor.

Todas as atividades online realizadas pelo Coren-SP Educação são gratuitas. Veja aqui o calendário completo do Coren-SP e faça sua inscrição!

Saiba mais: