Coren-SP Educação realiza atividade abordando Diabetes Mellitus, os principais tipos, características e diferenças

Na última terça-feira, 27/9, o Coren-SP Educação realizou mais uma atividade online que, dessa vez, abordou o tema “Diferenças entre o Diabetes Mellitus tipo 1, tipo 2 e gestacional: qual a ação da Enfermagem?”. A palestrante foi a enfermeira Márcia Camargo de Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD) e da Associação Nacional Brasileira de Educadores em Diabetes (ANBED).

A Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da incapacidade e/ou a falta da insulina em exercer adequadamente seus efeitos, ocasionando uma hiperglicemia, caracterizada pela alta taxa de açúcar no sangue de forma permanente.

Márcia Camargo de Oliveira durante atividade online do Coren-SP Educação
A enfermeira Márcia Camargo de Oliveira durante atividade online do Coren-SP Educação

Em 2021, a Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation – IDF) estimou que 537 milhões de pessoas da população mundial, entre 20 e 79 anos de idade, viviam com diabetes, portanto uma em cada dez pessoas. A IDF divulga esses dados a cada dois anos, em novembro, antecedendo o Dia Mundial do Diabetes, compilando as informações enviadas pelos diversos países. “A próxima pesquisa sairá em 2023”, explica a enfermeira.

O Brasil é 6° colocado no ranking com maior número de pessoas com diabetes, atingindo mais de 15 milhões de habitantes, na faixa etária entre 15 e 79 anos.

Uma das formas de tratamento do diabetes utiliza a insulina, cuja função é controlar a quantidade de glicose no sangue. Esse hormônio pode ser aplicado utilizando-se seringas, canetas, bomba de infusão e, mais recentemente, a insulina inalada.

Neste ano, a insulina completou 100 anos salvando vidas. Sendo uma novidade no ano de 1922, foi Leonard Thompson a primeira pessoa a ser tratada por este hormônio anabólico.

Durante a atividade foi abordado um conteúdo teórico sobre o tema, explicando detalhadamente sobre cada tipo os principais tipos de diabetes presentes, características e suas diferenças. Também foi elucidado como a equipe de enfermagem pode ser atuante desde o diagnóstico do diabetes.

Por fim, a docente destaca que, colocando em prática todo o conteúdo apresentado, a assistência aos pacientes será mais eficiente: “A gente possa estar salvando muitas vidas com essas orientações, simples e básicas, abordadas nessa atividade”.

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado em 14 de novembro, data de aniversário de Frederick Banting, descobridor da insulina, juntamente com Charles Best.

Alguns objetivos da campanha do Dia Mundial do Diabetes têm como foco alertar para o impacto do diabetes, estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem à pessoa que tem diabetes viver mais e melhor, promovendo o diagnóstico precoce e orientação sobre formas de tratamento adequadas. O tema adotado para as campanhas dos anos de 2021 a 2023 é “Acesso aos Cuidados da Diabetes”.

Todas as atividades online realizadas pelo Coren-SP Educação são gratuitas. Veja aqui o calendário completo do Coren-SP e faça sua inscrição!

Saiba mais: