Conselheira participa de curso de aprimoramento na assistência pré-natal

Tendo ciência da importância da proximidade e assistência adequada durante o período gestacional, a conselheira Patrícia Crivelaro esteve presente em instituições de saúde da microrregião de Lins para oferecer novos ensinamentos a respeito do exercício das equipes de enfermagem no período. O “Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária a Saúde” tem, ao longo dos últimos dois anos, auxiliado no aprimoramento das atividades atribuídas aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem por meio de aulas teóricas e práticas.

Encontro com profissionais da região de Bauru, em janeiro de 2022

A convite da Articuladora de Atenção Primária da Diretoria Regional de Saúde VI (DRS VI) de Bauru-SP, Dra. Fabiana Aparecida Monção Fidelis, a conselheira desenvolveu o conteúdo programático com base nas resoluções descritas no protocolo de Saúde da Mulher, do Coren-SP, e seguindo  as normas vigentes dos processos de enfermagem. Ao longo de suas exposições, os métodos para identificação de riscos, prescrição de medicamentos correta e consulta puerpal são ofertados detalhadamente.

Os resultados e retornos positivos das atividades atraíram a demanda necessária para a ampliação do programa. O interesse pela expansão resultou na realização do curso nos 68 municípios da DRS VI de Bauru-SP e em outras regiões do estado. “Além dos municípios da DRS Bauru, a enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas recebeu uma versão mais curta do treinamento para reciclagem das equipes”, comenta Patrícia.

Aula em Jaú-SP

Ainda, os profissionais participantes da iniciativa foram introduzidos também às questões sobre consultas subsequentes, histórico de enfermagem e avaliação física, pré-natal do parceiro, planejamento de ações para implantação da CE no pré-natal acolhimento e diagnóstico da gravidez.

De acordo com Patrícia, os impactados gerados a partir da implantação do curso nas instituições foram percebidos com a introdução de novos procedimentos antes não realizados em algumas instituições, como a consulta de enfermagem de pré-natal de risco habitual. Sobre isso, a conselheira considera como um avanço considerável para a ampliação do acesso à saúde de qualidade. “Os encontros propiciaram interação entre os pares, discussão de ideias, dificuldades, desafios e, maiormente, ferramentas para evolução do processo de cuidar, visando a  prestação da melhor assistência, bem como a formação de uma rede de apoio a qual os pares protagonizam discussões sobre o tema”, pontuou.

“Os encontros tiveram relevância técnica, pela construção do conhecimento e aplicação na prática profissional, mas, certamente, propiciaram muito além, pelo estímulo à evolução da nossa profissão no contexto da APS. Essa larga porta de entrada que tem na enfermagem uma verdadeira âncora para seu funcionamento”. Na visão de Patrícia, essas iniciativas tendem a auxiliar o avanço da assistência e, consequentemente, a aumentar a qualidade de vida população.

Saiba mais: