Programa de integridade

A manutenção da boa governança corporativa requer a existência de estruturas e mecanismos que viabilizem a transparência, a equidade, a prestação de contas, a responsabilidade e a integridade corporativa, permitindo a atuação sem desvios, de acordo com os princípios e valores que orientam a administração pública.

A Gerência de Governança e Integridade do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – Coren-SP – é a estrutura responsável pela gestão do Programa de Integridade corporativo, promovendo, orientando e monitorando ações de prevenção, detecção e remediação de casos de quebra de integridade (atos de fraude, corrupção e desvio de conduta).

O Plano de Integridade do Coren-SP apresenta a estrutura de governança e destaca as atribuições do Programa de Integridade, fundamentos e medidas para o seu cumprimento.

Já o Programa de Integridade é o conjunto de medidas e ações do Coren-SP destinadas à:

– PREVENÇÃO: mecanismos destinados à identificação e avaliação de riscos/ocorrências de quebra de integridade, bem como à implantação de medidas que reduzam a sua incidência.

– DETECÇÃO: ferramentas destinadas à identificação e interrupção tempestiva de eventuais casos de quebra de integridade que não tenham sido evitados com os mecanismos de prevenção.

– REMEDIAÇÃO: procedimentos de responsabilização e aplicação de medidas corretivas e de aprimoramento diante de casos de quebra de integridade.

O apoio da alta administração é condição essencial para a existência e preservação de um Programa de Integridade, pois o seu apoio e patrocínio, além de refletir os exemplos esperados para as demais pessoas que se relacionam com o Coren-SP, assegura a qualidade e efetividade das ações voltadas à disseminação da cultura de integridade e consequente preservação da probidade na administração pública.

A organização e manutenção do Programa de Integridade, tem como fundamento a disseminação da cultura de integridade, estabelecendo parâmetros de comportamento para o público que se relaciona conosco, visando preservar a missão, visão e valores institucionais e, para isso, adota princípios e diretrizes de atuação, através do Código de Conduta e Políticas, que são repassadas por meios de comunicação e treinamentos, bem como monitoradas quanto à sua efetiva aplicação pelo processo de gestão de riscos e demais mecanismos de controle interno.

O Coren-SP ainda conta com o Comitê de Integridade, uma estrutura de assessoramento para temas relacionados à integridade institucional.

Canal da Ética:

O Canal da Ética é o nosso canal de denúncia de situações de quebra de integridade (atos de corrupção, fraude e desvio de conduta), um valioso mecanismo que contribui para a promoção da ética e a boa governança no Coren-SP.

Para mais informações, clique aqui.