Teste de Progresso: conheça a avaliação que permite ao estudante avaliar a evolução do aprendizado

Elaborado com questões objetivas de múltipla escolha, o Teste de Progresso contempla conteúdos propostos pelas diretrizes curriculares para cursos de graduação em enfermagem. É uma avaliação cognitiva, sem caráter de seleção ou de classificação, aplicada aos alunos das universidades públicas do estado de São Paulo.

A enfermeira e coordenadora do consórcio do Teste de Progresso, Carmen Silvia Gabriel, explica que a avaliação permite ao estudante conhecer sua própria evolução no aprendizado, à medida que avança no curso. “O aluno tem acesso ao seu desempenho por meio de um portal que informa sua nota em cada área de conhecimento”.  Carmen também destaca que o teste pode ser um exercício de treinamento para realização de concursos, além de contribuir com a formação de professores.

Participantes das universidades que compõem o consórcio

“O teste permite que as instituições realizem um diagnóstico de potencialidades e possíveis fragilidades dos conteúdos curriculares e, indiretamente, do processo ensino e aprendizagem, podendo ser utilizado como uma das ferramentas de avaliação institucional para o ensino de graduação, apoiando alternativas de fortalecimento e/ou de mudanças para formação de enfermeiros qualificados”, conta.

Introduzido nos cursos de medicina na década de 1970, em faculdades nos Estados Unidos e na Holanda, atualmente tem sido bastante utilizado por várias escolas de medicina e enfermagem do Brasil no formato de consórcio. Na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, por exemplo, a avaliação foi realizada pela primeira vez em 2016, contabilizando três edições até 2018. Com o intuito de fortalecer o projeto, a escola convidou oito instituições públicas paulistas de ensino de enfermagem para participar e formar o primeiro consórcio brasileiro.

No final de 2018, o consórcio integrava-se pelas seguintes instituições e seus respectivos cursos de enfermagem: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP), Universidade Estadual Paulista de Botucatu (UNESP), Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),  Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade de São Paulo (EE-USP), Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (EERP-USP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Cada instituição nomeou dois participantes para compor o grupo e cada um definiu que o teste de 2019 terá 120 questões, distribuídas em seis grandes áreas de conhecimento: Saúde do Adulto, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde Mental, Saúde Coletiva e Gestão.

“A formação do consórcio é uma iniciativa pioneira para o ensino da enfermagem, com intuito de fortalecer a elaboração de questões com alta qualidade, possibilitando a avaliação institucional, promovendo integração entre as instituições e fortalecendo as discussões acerca da qualidade do  ensino de graduação em enfermagem no estado de São Paulo”, destaca.

O próximo teste será aplicado dia 6 de novembro, às 14 horas, em todas as instituições envolvidas. Foram convidados todos os alunos de graduação, uma vez que a participação é voluntária.