Semana da Enfermagem 2024: Coren-SP lidera palestras em eventos na capital e no interior

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) participou das atividades alusivas ao Mês da Enfermagem da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) e dos hospitais Dr. Arthur Ribeiro de Saboya e Emílio Ribas. Os encontros realizados nos dias 14/5 e 15/5 apresentam o cenário de avanço na produção de novas ferramentas para exercício profissional e analisaram os efeitos da integração da tecnologia nas atividades de enfermagem.

As atividades reuniram equipes assistenciais, de gestão e estudantes de enfermagem

O conselheiro Kenny Paolo Ramponi liderou a palestra “O Impacto da Tecnologia no Futuro da Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado”, na qual incluiu reflexões sobre a importância da adesão dos novos métodos de praticar enfermagem respaldada nas legislações da categoria. A seção ainda produziu discussões o empenho do Coren-SP nas iniciativas de capacitação dos profissionais de enfermagem, bem como suas aplicações e resultados.

As práticas integrativas e complementares são fornecidas gratuitamente por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC)

A atividade promovida pela coordenação de enfermagem do Hospital Emílio Ribas, no dia 14/5, contou com a participação de Talita Pavarini, enfermeira e membro da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para apresentar os impactos da saúde mental no exercício da enfermagem. Os dados apresentados por Talita apontaram a pressão, a sobrecarga e a jornada exaustiva como fatores notáveis para o adoecimento dos profissionais de enfermagem. A enfermeira também destacou a importância da busca pelo bem-estar e como a integridade mental contribui para o sucesso profissional.

Os profissionais presentes nas atividades também foram introduzidos a questões referentes à manutenção do ambiente organizacional, métodos para alcançar a liderança e desenvolvimento da escuta ativa, com participações de Erica Chagas, Deyse Herculano e Marcelo Carvalho.

Saiba mais: