Coren-SP, Prefeitura e Câmara implantam jornada de 30 horas em Santa Rita do Passa Quatro

A última sexta-feira (22/10) foi um dia histórico para a enfermagem de Santa Rita do Passa Quatro. Com a presença do Coren-SP, a prefeitura da cidade assinou o projeto piloto que implementa a jornada de 30 horas semanais sem redução salarial para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da rede municipal.

A assinatura do projeto foi fruto de um trabalho da Comissão de Relações Institucionais do Coren-SP (CRI), em parceria com os profissionais de enfermagem da cidade, com a Câmara Municipal e com a Prefeitura.

Representantes do Coren-SP, da gestão municipal e dos profissionais de enfermagem durante a assinatura do projeto piloto

Em agosto, os conselheiros Luciano Santos e Anderson Rodrigues, da CRI, reuniram-se pela primeira vez com o prefeito de Santa Rita, Marcelo Simão, com o vereador Flávio Perón e com a diretora de saúde da cidade, Camila Romão, como representante dos profissionais.

A partir dessa primeira reunião, os gestores municipais de Santa Rita compreenderam os benefícios que a jornada de 30 horas traz para a qualidade da assistência e concordaram em desenhar o projeto piloto, que foi aprovado agora e assinado em um evento realizado no auditório da Biblioteca Municipal Evandro Mesquita.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, assina o projeto piloto de 30 horas

O evento contou com a presença do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos; do primeiro-tesoureiro da autarquia, Gésus Andrade; dos conselheiros da CRI, Luciano Santos e Anderson Rodrigues; do prefeito e do vice-prefeito da cidade, Marcelo Simão e Márcio Renato dos Reis; dos vereadores Flávio Péron e Fernando Borges, e da diretora de saúde, Camila Romão.

O prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Marcelo Simão, assina o projeto

“Ter 30 horas significa prestar uma assistência segura. Em 2020 a Organização Mundial da Saúde elegeu o tema ‘profissionais de enfermagem saudáveis, pacientes seguros’ para ser trabalhado e, realmente, quando um profissional é valorizado, faz com que a assistência que ele presta à população seja realmente mais segura. A implementação deste projeto aqui em Santa Rita do Passa Quatro é uma vitória para toda a categoria”, afirmou o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, durante o evento de assinatura.

O conselheiro Anderson Rodrigues; o presidente do Coren-SP, James Santos; o vereador Fernando Borges; o prefeito Marcelo Simão; o vereador Flávio Perón; a diretora de enfermagem, Camila Romão; o conselheiro Luciano Santos

O prefeito da cidade, Marcelo Simão, dedicou sua fala à confiança que a prefeitura deposita no trabalho dos profissionais de enfermagem, bem como na importância desse profissional para a rede municipal de saúde: “Confiamos a jornada de 30 horas a vocês, que são extremamente merecedores. Tenho que certeza que honrarão essa confiança, pois vocês sabem que são profissionais da causa mais importante da vida que é a saúde”, disse.

O primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Gésus Andrade, parabenizou o município pelas 30 horas

O prefeito também agradeceu à parceria com o Coren-SP: “Queria dizer que este projeto deu certo graças à postura dos conselheiros Luciano e Anderson, que desde nossa primeira reunião tiveram uma disposição amistosa e aberta ao diálogo”.

O conselheiro Luciano Santos, do Coren-SP, durante a assinatura

O vereador Flávio Perón foi um dos grandes apoiadores do projeto e se emocionou em sua fala durante a assinatura: “Esta é uma luta antiga desta classe valorosa que é a enfermagem. As 30 horas trazem benefício tanto para a população quanto para os funcionários da rede municipal de saúde que com certeza passarão a ter maior qualidade de vida”.

O conselheiro Anderson Rodrigues, do Coren-SP

A partir de agora, os profissionais de enfermagem da prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro terão a jornada de 30 horas por seis meses, como parte o projeto piloto. Nesse período, a prefeitura avaliará os impactos da nova jornada e a partir daí poderá optar pela aprovação definitiva das 30 horas na cidade.

Vereador Flávio Perón, de Santa Rita do Passa Quatro

O conselheiro Luciano Santos, que ao lado do conselheiro Anderson Rodrigues trabalhou nesse projeto durante os últimos meses, comemorou a assinatura e aproveitou a ocasião para se colocar à disposição de todos: “O Coren-SP se coloca à disposição de todos da cidade. Esse projeto é um passo muito necessário de um projeto maior, para toda a categoria. Só no estado de São Paulo somos 25% da enfermagem brasileira e, por isso, precisamos nos politizar enquanto categoria para termos força suficiente para colocar em prática nossos projetos”, finalizou.