Comissão de Relações Institucionais faz reuniões pela implantação das 30 horas em Luiz Antônio e Santa Rita do Passa Quatro

A Comissão de Relações Institucionais (CRI) do Coren-SP tem se reunido com representantes do poder público de diversas cidades paulistas buscando a implantação da jornada de trabalho de 30 horas nesses municípios.

Como parte dessa iniciativa, os conselheiros Luciano Robson Santos e Anderson Roberto Rodrigues, respectivamente coordenador e secretário da CRI, reuniram-se recentemente com representantes da prefeitura e dos profissionais de enfermagem dos municípios de Luiz Antônio e Santa Rita do Passa Quatro.

No dia 23/8 (segunda-feira), os conselheiros estiveram em Luiz Antônio, município da região de Ribeirão Preto, onde se reuniram com o Secretário Municipal de Saúde, Renato Medeiros e com os vereadores Miguel Borelli, Gabriel Donizete e Marise Marli Silva. O convite ao Coren-SP partiu da profissional de enfermagem Lourrana Benício Souza.

Reunião em Luiz Antônio

“A reunião foi no anfiteatro municipal, com o intuito de aproximação e diálogo, sempre pensando em pautas de valorização da enfermagem e a regulamentação da jornada de 30 horas semanais sem redução salarial. A ideia é estabelecermos, como em outros municípios, grupos de trabalho com a finalidade de regulamentar as 30 horas. O conselho dará todo o suporte técnico para viabilizar o projeto piloto dentro do que couber dentro do nosso escopo de atuação. O secretário de saúde se mostrou aberto ao diálogo e favorável à implantação das 30 horas no município”, contou Luciano após o encontro.

Também ficou acertada nova reunião, ainda sem data definida, na qual a equipe de enfermagem apresentará uma proposta de escalas de trabalho já adequadas para as 30 horas.

No dia 24/8, terça-feira, o CRI foi à prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, onde reuniu-se com o prefeito, Marcelo Simão, com o vereador Flávio Perón, com os assessores Larissa Rosa e Alex de Carvalho e com as enfermeiras Eliana Paula dos Santos e Viviane dos Santos.

Santa Rita do Passa Quatro. Na foto, a Secretária de Administração, Larissa Cristina Rosa; o conselheiro Luciano Santos; o prefeito Marcelo Simão; o vereador Flávio Perón; o conselheiro Anderson Rodrigues e as enfermeiras Viviane dos Santos e Eliana Paula dos Santos

“Ambas as profissionais contataram o Coren-SP para iniciar o diálogo sobre as 30 horas sem redução salarial. “O prefeito se mostrou muito aberto ao diálogo e favorável às 30 horas, acatando o que o conselho e os profissionais colocaram como pauta. Nós, do Coren-SP, mostramos a importância de se valorizar a enfermagem, sobretudo no que diz respeito à regulamentação da jornada de 30 horas semanais sem redução salarial”, comentou Luciano.

Foi marcada nova reunião entre o Coren-SP, o poder público e a enfermagem de Santa Rita do Passa Quatro para os dias 23 e 24 de setembro para que as escalas sejam apresentadas já com adequações para análise das dificuldades que possam surgir e que as propostas sejam apresentadas.