Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde do Coren-SP é destaque em Vinhedo

O Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde Módulo 1 – Saúde da Mulher foi publicado pelo Coren-SP e elaborado de forma bastante democrática. Durante sete meses, profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Primária em todas as regiões do estado de São Paulo formaram um grande grupo de trabalho composto de 88 enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que elaboraram conjuntamente o material.

O projeto foi conduzido por Rosana Garcia, que à época coordenava o Grupo de Trabalho de Atenção Básica do Coren-SP e é especialista em Atenção Primária, tendo coordenado também essa área na Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. “A elaboração desse protocolo envolveu as três categorias da enfermagem, não foi um protocolo feito somente por enfermeiros. Além disso, envolvemos diferentes setores, como o assistencial, o acadêmico e o próprio conselho, respeitando o papel e as especificidades de cada um. Todos trabalharam em prol de um mesmo resultado que considero extremamente satisfatório”.

Rosana Garcia coordenou a elaboração do Protocolo

O Protocolo foi entregue em versão impressa aos municípios que contribuíram para sua elaboração. Um deles foi Vinhedo, que publicou matéria no site oficial do município falando da participação dos enfermeiros de lá no grupo de 88 profissionais que participaram da construção do material.

A enfermeira Letícia Caroline Rezende, que trabalha na prefeitura de Vinhedo falou sobre a importância da participação dos profissionais na elaboração do documento: “Participar da elaboração do protocolo foi um aprendizado enriquecedor, conhecemos profissionais de diversas regiões do Estado de São Paulo e de diferentes realidades e trocamos diversas experiências. Com isso pudemos contribuir com a nossa experiência e a prática da assistência na atenção primária. Como resultado, a elaboração deste protocolo respalda nossa atuação ética e legalmente, de forma fundamentada”, afirmou.

Letícia Caroline (à direita), ao lado do secretário municipal de saúde de Vinhedo, Carlos Eduardo Vernin (centro) e do enfermeiro Diogo de Castro Miranda

O outro profissional de Vinhedo que participou da elaboração do material foi Diogo de Castro Miranda. “Foi uma experiência ímpar. Pela primeira vez participo de um projeto de nível estadual pelo nosso conselho. As reuniões com o grupo foram produtivas e enriquecedoras, pois permitiram a troca de experiências diante das realidades dos municípios”, afirmou ele sobre a sua participação na elaboração do material. O profissional da atenção primária é aquele com maior capacidade de resolução na rede de saúde. O protocolo alinha, fundamenta e potencializa este nível de atenção através da atuação do enfermeiro. Nas unidades básicas de saúde temos contato com oportunidades e ameaças para a implantação do projeto, favorecendo o sucesso na aplicação. Vejo o protocolo como um fortalecimento da enfermagem na saúde pública”, afirmou ele sobre o material e sua participação na elaboração. 

O Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde Módulo 1 – Saúde da Mulher, pode ser acessado gratuitamente na seção de livros do portal do Coren-SP. Para solicitar a versão impressa, entre em contato pelo e-mail: comunicacao@coren-sp.gov.br