Profissionais de Campinas participam do Café com o Presidente

Na quarta-feira, dia 13, 43 profissionais de enfermagem de Campinas e região participaram do Café com o Presidente que aconteceu no Hotel Vila Rica. A reunião representou uma excelente oportunidade para que os profissionais debatessem diversos assuntos de interesse da área. “Este encontro é realizado para que o COREN-SP ouça o que os enfermeiros têm a dizer. É uma maneira de estarmos mais próximos e estreitarmos os laços entre o Conselho e os profissionais”, disse Porto.

O Presidente destacou a campanha Segurança do Paciente do COREN-SP enfatizando que esta ação não passa só pelo processo de fiscalização, mas também pela capacitação profissional e pela educação continuada. “Este também é o foco do COREN-SP que está investindo em projetos de aprimoramento profissional, através de cursos e treinamentos promovidos pelo CAPE, tanto em São Paulo como com programa CAPE no Interior”, complementou.

A formação profissional foi bastante discutida pelos presentes, tanto pelos profissionais que atuam na área de ensino, que expuseram as dificuldades para conseguir campo de estágio para os alunos e o consequente prejuízo para a formação, quanto por aqueles que trabalham diretamente na assistência. Claudio lembrou que o Programa Exercício Profissional Tutelado – EPT tem por objetivo a construção de um processo educacional mais alinhado às necessidades das instituições de saúde e ao mercado de trabalho.

Alguns participantes do encontro ressaltaram que as ações do Conselho pelo interior têm sido muito importantes para os profissionais. “Eventos como este são fundamentais para podermos refletir, trocar experiências e ver que o COREN-SP é nosso parceiro e apóia as instituições, preocupando-se tanto com a parte técnica quanto com o profissional de enfermagem”, destacou a enfermeira Regina Paula Martinez.