Presidente do Coren-SP palestra no Hospital A.C. Camargo sobre atuação da enfermagem

Na última sexta-feira (16), o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, e o conselheiro Jordevan Ferreira estiveram no Centro de Educação do Hospital A.C. Camargo para conversar com egressos e docentes do curso de técnico de enfermagem da instituição. A atividade pautou temas como a atuação e importância dos profissionais de enfermagem e apresentou a campanha realizada pelo Coren-SP para a Semana da Enfermagem 2023.

“Quando não estabelecemos a nossa bandeira, perdemos espaço para aqueles que lutam pelos seus direitos individuais”, James sobre a importância da consciência política para a valorização da enfermagem

O tema inicial da atividade discutiu a fundamentalidade da categoria para os sistemas de saúde do país. Na divisão, James apresentou dados que revelam a dimensão da categoria, como os quase 610 mil profissionais apenas no estado de São Paulo, e como as atribuições da enfermagem possuem grande responsabilidade para o bom empenho das equipes multiprofissionais.

Além das atividades atribuídas à enfermagem, James também expôs algumas práticas valorosas aos profissionais interessados em ingressar no mercado de trabalho. Entre os conselhos apresentados, James aponta que pensar diferente e constantes atualizações contribuem para que os profissionais garantam melhores colocações no mercado.

Ainda sobre empregabilidade, o conselheiro Jordevan apresentou alguns cursos ofertados pelo Coren-SP Educação, setor responsável pelo desenvolvimento de atividades direcionadas ao aprimoramento da práticas assistências, e explicou como a participação nesses cursos auxilia no aprimoramento do exercício da profissão e, consequentemente, na valorização da categoria. O conselheiro ainda comentou sobre o podcast Sala de Enfermagem, criado e produzido pelo Coren-SP para discussão de assuntos relevantes da categoria, como saúde mental e empreendedorismo.

O conselheiro Jordevan também apresentou alguns programas do Coren-SP, como Cuidando de Quem Cuida, Primeiro Emprego e Ingressa Coren-SP

Ruan Nilton Rodrigues, docente do curso técnico do A.C. Camargo, classifica a aproximação do Coren-SP como muito significante. Segundo ele, a percepção de proximidade com o conselho sensibiliza e estimula os futuros profissionais a participar das ações promovidas pela instituição. “Saber que o conselho está próximo aos profissionais os ajuda a participarem das mobilizações da categoria e perceber o Coren-SP como um aliado disponível para auxiliar a categoria”, comentou.

Estudantes, docentes, coordenação do curso de técnico em enfermagem

James finaliza sua presença na atividade com a reflexão sobre as mudanças encontradas na categoria. “Hoje, a enfermagem é a ciência de cuidar e a assistência está amparada pelo fundamento científico. Para a continuidade do avanço das práticas assistenciais, é necessário que, cada vez mais, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem também estejam inseridos na produção de ciência específica para a categoria”, finalizou.

Saiba mais: