Pelo piso salarial da enfermagem, conselheiros do Coren-SP percorrem escritórios de deputados na capital

Na tarde desta terça-feira (19), os conselheiros Fernando Henrique Vieira e Wagner Batista percorreram escritórios dos deputados federais paulistas Vinicius Poit, Enrico Misasi e Adriana Ventura, na capital, para dialogar sobre os próximos rumos do PL 2564/2020 – que estabelece o piso salarial da enfermagem – e solicitar apoio à votação do mérito da pauta. Para fortalecer a ação, os conselheiros entregaram aos representantes dos deputados federais cópias do abaixo-assinado realizado pelo Coren-SP na plataforma Change.org, e que já soma mais de 183.000 assinaturas, como noticiou com exclusividade a coluna da jornalista Monica Bergamo no jornal Folha de S. Paulo.

Esses deputados, assim como Kim Kataguiri (que não tem escritório fixo em São Paulo), votaram contra o requerimento de urgência do PL 2564/2020. “Decidimos dialogar com eles para apresentar nossos argumentos da viabilidade financeira e defender que votem favoravelmente ao mérito, cuja apreciação está prevista ainda para este mês”, explicou Fernando.

Conselheiros do Coren-SP em conversa com representante do deputado Vinicius Poit

“O voto contrário ao requerimento de urgência aconteceu para que a fonte financeira do projeto pudesse ser mais debatida. Com a apresentação da origem do financiamento, cabe uma análise antes da votação do mérito”, defendeu João Ferreira, assessor do deputado Vinicius Poit. O mesmo argumento foi defendido pela assessora do deputado Enrico Misasi, Núbia Leal. “O deputado não é contra o projeto, mas precisa entender melhor de onde vem a fonte pagadora”, explicou ela.

Cópia do abaixo-assinado também foi entregue no escritório do deputado Enrico Misasi

A assessora da deputada Adriana Ventura, Gislene Paggioli, destacou a disponibilidade da parlamentar para dialogar sobre o tema com os representantes do Coren-SP. “Vamos verificar a realização de uma reunião, seja presencial ou virtual, para debater o assunto. A enfermagem foi essencial nessa pandemia”, comentou.

A assessora da deputada Adriana Ventura afirmou que a parlamentar está aberta para o diálogo

A entrega das cópias do abaixo-assinado foi acompanhada também por Débora Pinho, representante da Change.org, que explicou que a plataforma conta com uma ferramenta para manifestação dos deputados diretamente para aqueles que assinaram a petição. “Assim, eles conseguem conversar diretamente com essas pessoas e dar um retorno sobre seu posicionamento”, explicou.

O conselheiro Wagner Batista reforçou a luta constante do Coren-SP pela aprovação do PL 2564/2020. “Vamos continuar em contato constante com os deputados, pois dessa forma podemos construir a mobilização para a aprovação do piso salarial para a enfermagem”.

Saiba mais: