Participantes do Programa Primeiro Emprego, do Coren-SP, celebram conquista de vaga no mercado de trabalho

O Programa Primeiro Emprego, lançado em 2021 pelo Coren-SP, promove a capacitação e orientação de profissionais de enfermagem que têm dificuldade em ingressar no mercado de trabalho. Também trabalha com o crescimento da independência e do domínio de competências ético-políticas e técnico-científicas para os profissionais de enfermagem no desempenho de suas atividades profissionais.

A iniciativa abrange os formandos com até dois anos de conclusão do curso . Atualmente, o programa contempla quatro grupos distintos, organizados em diferentes módulos, de acordo com as seguintes categorias:

– Ingressantes na profissão de enfermeiro (incluindo obstetrizes);

– Ingressantes na profissão de técnico de enfermagem;

– Ingressantes na profissão de auxiliar de enfermagem;

– Técnicos e auxiliares de enfermagem em progressão para a profissão de enfermeiro;

De acordo com Ana Paula Guarnieri, coordenadora e uma das idealizadoras do programa, ele “incentiva a formação e alinha os profissionais de enfermagem às reais necessidades do cuidado e, consequentemente, às demandas do mercado”, explicou.

A conselheira Heloísa Ciqueto Peres, também à frente da coordenação do programa considera a iniciativa uma oportunidade de empoderamento. “Estamos empoderando aquele recém-formado que muitas vezes sai das instituições de ensino com sensação de insegurança, mediando essa relação com o mundo do trabalho. Em muitos casos, não há um apoio das instituições para oferecer uma oportunidade e o Coren-SP trabalhara para uma mudança de olhar”, comenta.

As conselheiras Ana Paula Guarnieri e Heloisa Ciqueto Peres idealizaram o programa em 2021

Cases de sucesso

Dividido em módulos, o programa aborda não apenas as questões comportamentais durante entrevistas, mas também a elaboração de currículos e a utilização eficaz da rede social Linkedin. Também promove um aprofundamento na teoria para uma prática qualificada e de excelência. Após a conclusão do curso, os currículos dos participantes são incluídos em um banco de talentos, que as empresas podem consultar.

São inúmeros os exemplos de profissionais que conseguiram seus primeiros empregos por meio da iniciativa. Um desses casos é o de Renata Fernandes Paixão, técnica e auxiliar de enfermagem, que após participar do programa do Coren-SP, alcançou o tão sonhado emprego. Ela começou como auxiliar de enfermagem na instituição Docctor Med Bosque da Saúde, localizada na capital. Em apenas 25 dias de curso, ela já havia alcançado sua meta. “O programa me auxiliou na elaboração de um currículo eficaz e a investir no Linkedin, plataforma que foi fundamental para conquistar essa oportunidade”, ressaltou Renata.

Renata Fernandes Paixão, auxiliar e técnica de enfermagem, conquistou seu emprego durante sua participação no programa Primeiro Emprego

Outro profissional que obteve sucesso foi Alessandro Santos, auxiliar de enfermagem e estudante do curso técnico de enfermagem na Escola Técnica do Albert Einstein. Durante sua jornada de aprendizado no programa Primeiro Emprego, ele conquistou uma valiosa oportunidade como agente de apoio no centro cirúrgico de uma instituição localizada em São Paulo.

Alessandro Santos, conquistou sua vaga como agente de apoio do centro cirúrgico, na capital
Alessandro Santos conquistou sua posição como agente de apoio no centro cirúrgico, em uma instituição na capital

Quanto à iniciativa do Coren-SP em preparar novos profissionais para o mercado, proporcionando enriquecimento curricular, orientação para entrevistas e desenvolvimento profissional, Alessandro ressalta: “Tudo o que foi compartilhado e abordado no programa Primeiro Emprego pelos profissionais foi extremamente útil. Por isso, encorajo a todos a seguirem rigorosamente o conteúdo, pois o resultado valerá a pena, desde que haja dedicação.”

Aproveite a oportunidade e siga o exemplo desses profissionais. Saiba mais detalhes sobre o programa Primeiro Emprego e transforme sua vida!

Saiba mais:

Como posso ajudar?