GTEI realiza oficina de Empreendedorismo e Inovação para a enfermagem

O Grupo de Trabalho de Empreendedorismo e Inovação (GTEI) realizou a I Oficina de Empreendedorismo e Inovação para os Profissionais de Enfermagem, na última quarta-feira (23). A atividade teve como objetivo apoiar os profissionais interessados na criação de novos métodos assistenciais apresentando os conceitos presentes para desenvolvimento do negócio próprio e legislações sobre a relação entre enfermagem e empreendedorismo.

No decorrer da atividade, o enfermeiro e membro do GT, Jean Singh, liderou as apresentações, que pautaram as práticas necessárias para desenvolvimento do negócio próprio, como pesquisa de mercado, mapa de empatia, design thinking e Matriz CSD. Jean também discutiu a importância da estruturação e análise das ideias antes do direcionamento de esforços para construção da empresa. Na seção, o enfermeiro comenta que parte dos desmontes das instituições com pouco tempo de atividade se dá ao fato da carência de material analítico sobre o ramo.

Vanessa Morrone, coordenadora do GT de Inovação e Empreendedorismo do Coren-SP

Segundo a conselheira e coordenadora do Grupo de Trabalho, Vanessa Morrone, o estímulo ao empreendedorismo na enfermagem é uma ferramenta valiosa para conquista da valorização da categoria. Ainda, a conselheira reafirmou a necessidade da proximidade do Coren-SP no desenvolvimento das novas atividades atribuídas aos profissionais de enfermagem.

Durante a parte prática da atividade, os profissionais presentes se reuniram, em grupos, para elaborar empresas que atendessem às questões presentes no cotidiano da categoria. Na atividade, os participantes criaram possíveis soluções para gerenciamento de dor e cuidados gerontológicos, de doenças crônicas e de pacientes com feridas, bem como saúde mental da equipe de enfermagem e gerenciamento de conflitos, com o paciente com o suporte das integrantes do GT Natali Petri, Vanessa Guarise, Tatiane Capelasso, Cleide de Oliveira e Nilsa Arruda.

Integrantes do GT de Inovação e Empreendedorismo do Coren-SP