Coren-SP promove atividades sobre empregabilidade e autocuidado para recém-formados

A coordenadoria dos programas Cuidando de Quem Cuida e Primeiro Emprego realizaram a primeira atividade conjunta sobre empregabilidade para profissionais recém-formados, na última sexta-feira (11). A atividade, ocorrida no Coren-SP Educação, contou com as conselheiras Ana Paula Guarnieri e Heloísa Ciqueto Peres, coordenadoras do Primeiro Emprego; e Dyanna Cardoso, enfermeira e analista comportamental, para abordar práticas relevantes para inserção no mercado de trabalho.

A palestra “Inteligência Emocional e Espiritual como Estratégia na Busca do Primeiro Emprego”, ministrada por Dyanna, pautou ferramentas relevantes para os profissionais interessados em novas oportunidades no mercado de trabalho. Nela, a enfermeira apresentou os impactos gerados a partir da mudança de postura e adoção de pensamentos positivos durante a busca por emprego. Ainda, Dyanna conta como as áreas pessoais repercutem também na vida profissional, reafirmando a importância da manutenção do equilíbrio em todos os aspectos da vida. “É de extrema importância que os profissionais saibam onde querem chegar. É, assim, vocês podem planejar o trajeto para alcançar seus sonhos”, afirma Dyanna.

Enfermeira Dyanna abordou o tema da Inteligência Emocional.

A conselheiras Heloisa e Ana Paula ressaltam a importância da realização do evento para mostrar a importância do bem-estar físico e mental no oferecimento de uma assistência de qualidade. Heloisa também reitera o empenho do Coren-SP no desenvolvimento de iniciativas direcionadas à promoção da saúde dos profissionais de enfermagem. “É necessário que o profissionais, além de seguros das práticas e atividades realizadas, estejam bem em relação à saúde física e mental”, apontou Heloisa.

No decorrer da atividade, os profissionais foram introduzidos às metodologias de ensino do programa Primeiro Emprego. De acordo com os dados apresentados sobre as turmas formadas até junho de 2023, os fatores que dificultam a entrada desses profissionais no mercado de trabalho são falta de experiência (95%), idade (15%) e problemas na apresentação de currículo (13%).

A recém-formada e participante da última turma do programa Primeiro Emprego Elaine Bonfim conta que os conteúdos apresentados têm sido ferramentas valiosas para a busca da primeira oportunidade de trabalho. “Quando comecei a participar das transmissões e ver todo aquele conteúdo que foi disponibilizado na plataforma, eu fiquei encantada com a riqueza dos conteúdos e informações apresentadas. O Primeiro Emprego tem sido um divisor de águas na minha vida”

Hevellin Silva, 21, comentou que, devido à sua idade e ao fato de não possuir formação técnica, sentiu-se receosa em iniciar sua jornada assistencial. Porém, o auxilio prestado pela coordenação e corpo docente do programa contribuiu para a decisão de iniciar a busca por trabalho na área. “Como entrei na faculdade direto, eu imaginava como seria muito difícil entrar na área. Porém, a oportunidade dada pelo Primeiro Emprego, tirou totalmente esse meu medo. Os professores e o ensino são incríveis, e eu tenho aprendido muito. Agora, sou uma profissional capacitada e, depois da palestra de hoje, tenho certeza que vou conseguir uma oportunidade na área”, disse.

Por fim, os participantes esclareceram dúvidas a respeito do conteúdo programático do programa e conversaram com as conselheiras sobre atividades educativas do Coren-SP, como aulas, palestras e seminários.

Saiba mais: