Parecer do Coren-SP orienta instituições que RTs dos serviços pré-hospitalares tenham experiência na área

O Grupo de Trabalho (GT) de Urgência e Emergência do Coren-SP (UEAPH), ligado às Câmaras Técnicas da autarquia, publicou nesta sexta-feira (29/3) o Parecer Coren-SP nº 005/2019, sobre a anotação de responsabilidade técnica nos serviços de atendimento pré-hospitalar.

“Devido ao contexto atual do APH na cidade de São Paulo, nosso GT elaborou um Parecer Técnico que orienta que os enfermeiros RTs de serviços de urgência e emergência tenham experiência e atuação na área”, resumiu o conselheiro Eduardo Fernando de Souza, que é membro do GT.

Os integrantes do Grupo de Trabalho de Urgência, Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar, Eduardo Fernando de Souza e Sérgio Martuchi explicam a importância do Parecer

O novo parecer foi criado em um momento em que a Prefeitura de São Paulo está realizando mudanças no SAMU e há a possibilidade de que enfermeiros sem experiência na urgência e emergência venham a se tornar RTs nesse serviço. 

“É fundamental que haja um parecer que  discipline a Anotação de Responsabilidade Técnica nesta área, de forma que o profissional tenha conhecimento e vivência. Nosso parecer tem por finalidade garantir a segurança do paciente”, coloca o enfermeiro Sérgio Martuchi, do GT de UEAPH do Coren-SP .

Visando a qualidade da assistência e a segurança do paciente, o texto do parecer justifica que “reconhecendo as especificidades da assistência pré-hospitalar, é relevante considerar que a experiência na atividade pré-hospitalar é fundamental para excelência nas atividades de planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem neste campo”.

Confira aqui o documento na íntegra.

Renata Pietro apresentou as demandas da enfermagem ao Secretário de Saúde, Edson Aparecido

O Parecer Coren-SP nº 005/2019 é resultado de uma série de reuniões de intermediação que o Coren-SP vem realizando entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e representantes dos funcionários do SAMU da capital. A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, está promovendo os diálogos para que a enfermagem seja ouvida e valorizada. Ela participou de uma reunião de trabalho na Câmara de São Paulo e também com o Secretário de Saúde Edson Aparecido, para apresentar a pauta da categoria. “As mudanças propostas interferem na vida desses profissionais e na dinâmica de trabalho. Por isso, o Coren-SP estará presente nesta etapa para assegurar que as premissas de uma prática profissional segura sejam respeitadas”, afirma.

Veja também:

Coren-SP se reúne com representantes do SAMU de São Paulo e cobra esclarecimentos da Prefeitura sobre mudanças no serviço

Após reunião de trabalho com profissionais do SAMU na Câmara, presidente do Coren-SP apresenta pauta da enfermagem para Secretário de Saúde

Como posso ajudar?