Ministério da Saúde realiza levantamento sobre atuação de enfermeiros na prevenção, diagnóstico e cuidado com hepatites virais

Cofen convida enfermeiros de todo o Brasil a responderem inquérito. OMS recomenda ampliação da testagem para as hepatites virais, doenças crônicas e silenciosas

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) convida enfermeiros de todo o Brasil a responderem inquérito do Ministério da Saúde sobre  atuação no cuidado às pessoas com hepatites virais. Acesse o link do formulário e participe!

As hepatites virais são doenças crônicas e silenciosas, o que dificulta o diagnóstico e favorece o avanço da lesão hepática. Estima-se que os vírus da hepatite B e C são responsáveis por aproximadamente 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer primários do fígado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ampliação da testagem para hepatite B e C para todas as pessoas do público prioritário. A meta é reduzir as novas infecções de hepatites virais em 90% e as mortes por hepatites virais em 65% até 2030.

Cofen é parceiro do Ministério da Saúde no controle das hepatites virais

Em ofício enviado ao Cofen, o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs  (DATHI/SVSA/MS) enfatiza a “extrema relevância da atuação do profissional enfermeiro nas mais diversas áreas da assistência e na gestão do SUS”  e seu papel na eliminação das hepatites virais. Além de atuar na vigilância epidemiológica, na educação em Saúde e assistência aos pacientes, o enfermeiro é legalmente habilitado para solicitar exames complementares como parte do seu processo de trabalho e de plano de cuidados.

nota técnica 369/2020, elaborada pelo DATHI/SVSA/MS em parceria com o Cofen, orienta que os enfermeiros para a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico das hepatites B e C e encaminhamento  para tratamento. O documento ratifica a ação do enfermeiro no compromisso com a eliminação das hepatites virais e ressalta a atuação na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais que regem a profissão. Confira, ainda, a portaria 1537/2020, que expande o acesso a medicamentos.

Enfermagem em Foco –  O atendimento clínico eficiente é fator essencial no combate às contaminações sexuais e outras formas de infecção. Parceiro do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde na combate a hepatites virais, o Cofen vai lançar edição especial da revista científica Enfermagem em  Foco sobre o protagonismo da categoria hepatites virais e IST.