Ministério da Saúde inicia campanha na Semana Mundial da Amamentação

O Ministério da Saúde (MS) iniciou esta semana campanha para incentivar o aleitamento materno. A ação faz parte da Semana Mundial da Amamentação, que vai até o dia 7/8. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou a Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, cartilha que será distribuída a profissionais de saúde e líderes comunitários e que informa como garantir os direitos das mães e dos recém-nascidos.

A cartilha, com ilustrações de Ziraldo, será levada prioritariamente às regiões do País com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Segundo o Ministério da Saúde, amamentar é a forma mais eficaz para a redução da mortalidade infantil. Atualmente, apenas 41% dos bebês menores de seis meses no Brasil são alimentados exclusivamente com leite materno, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A taxa está abaixo do ideal definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 90% e 100% das crianças nessa faixa etária. “Nós queremos chegar a 80% do aleitamento materno exclusivo”, diz Padilha. De acordo com o ministro, em um ano 10 mil empresas passaram a cumprir a lei que garante licença maternidade de até seis meses para incentivar o aleitamento materno.

A campanha é realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde. Entre os materiais de divulgação, foram confeccionados cartazes e fôlderes com informações de estímulo à amamentação e dicas de como amamentar.