Maio Amarelo: Coren-SP Educação aborda atendimento pré-hospitalar a vítimas de ocorrência de trânsito

Para proporcionar aos profissionais de enfermagem acesso a conteúdos atuais e relevantes, o Coren-SP Educação realizou no dia 27/5 a atividade “Atendimento Pré-hospitalar a Vítimas de Ocorrências de Trânsito: Atuação da Equipe de Enfermagem”. A iniciativa aconteceu durante o “Maio Amarelo”, destinado à conscientização da população no trânsito.

Enfermeira do Coren-SP Educação Catarina T. Abe Mendonça e enfermeira Sônia Aparecida Batista

A palestra foi apresentada pela enfermeira e especialista em gerenciamento dos serviços de enfermagem e administração hospitalar, Sônia Aparecida Batista, mestre em enfermagem pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein e Instrutora dos cursos PHTLS (Pre Hospital Trauma Life Support), AMLS (Advanced Medical Life Support) e ATCN (Advanced Trauma Care for Nurses).

No Brasil, a cada ano, são registrados mais de 1 milhão de acidentes de trânsito, matando cerca de 40 mil pessoas e deixando mais de 370 mil feridos, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, o atendimento à vítima de trauma requer preparo adequado dos profissionais de saúde e o papel da equipe de enfermagem é fundamental nesse contexto. “O atendimento começa no momento da ocorrência, pois a equipe precisa saber quais são as prioridades do paciente e reconhecer os primeiros sinais de gravidade. Para isso, é fundamental seguir os protocolos de atendimento vigentes”, disse Sônia.

A enfermeira apresentou todos os regulamentos e cuidados que devem ser seguidos durante o socorro, como ações imediatas, preparativos da equipe de atendimento pré-hospitalar (APH), EPIs adequados, avaliações iniciais (primária e secundária), mostrou os dispositivos de ventilação assistida mais utilizados e falou sobre a importância dos registros permanecerem atualizados. “A enfermagem é campeã em oferecer empatia e compaixão aos pacientes, este é um diferencial nosso que temos que manter, mas, além disso, os profissionais precisam ter conhecimento e embasamento científico para oferecerem sempre uma assistência de qualidade”, destacou.

Durante a pandemia, o Coren-SP Educação tem transmitido suas atividades online, de forma gratuita e com direito a certificado digital para os participantes. Confira aqui a agenda completa das próximas palestras e se inscreva.