ATENÇÃO:

Em virtude da pandemia, as atividades de aprimoramento do Coren-SP são exclusivamente online por tempo indeterminado. Participe!


A abertura de inscrições ocorre sempre às 15h, na data indicada em cada atividade.


Caso tenha alguma dúvida para participar das atividades online, acesse aqui

Gasometria Arterial e Venosa: Atuação do Enfermeiro

Palestra

Online

02/08/2021

09:30 às 12:00

Aberta

Público Alvo Enfermeiros com inscrição ativa no Coren-SP

Gasometria Arterial e Venosa: Atuação do Enfermeiro

O exame de gasometria é um dos mais solicitados em unidades de tratamento intensivo e de emergência. É de fundamental importância que o enfermeiro saiba detectar, monitorar e estabelecer ações de enfermagem frente aos distúrbios do equilíbrio acidobásico, do metabolismo e de oxigenação celular/tecidual. Neste sentido, propõe-se a fundamentar e fortalecer os conhecimentos necessários para uma prática segura e de qualidade no âmbito da gasometria arterial e venosa.

 

Palestrante: Paulo Fernando Barcelos Borges

Enfermeiro pós-graduado em Enfermagem em UTI pela Faculdade de  Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP, mestre e doutorando em enfermagem pela UNESP de Botucatu. Docente do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - UniSALESIANO de Lins e Diretor Municipal de Saúde do município de Getulina-SP. Possui experiência nas seguintes temáticas: processos de trabalho assistir e gerenciar no âmbito dos Cuidados Críticos de Enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem utilizando as taxonomias NNN e Gestão dos Serviços de Saúde.

Local Online
Online, - -
Online - SP

Saiba mais Fechar

Abertura Oficial Semana Mundial Aleitamento Materno e Palestra - qual a importancia do recorte etnico-racial?

Palestra

Online

02/08/2021

15:00 às 16:30

Aberta

Público Alvo Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Estudantes

Abertura Oficial

Drº James Francisco – presidente do Coren-SP

Drª Érica Chagas – vice-presidente Coren-SP

Drª Erli Marques – Gerente de Enfermagem da Maternidade de Campinas. Larga experiência na área assistencial, Materno Infantil, obstetrícia, Controle de Infecção Hospitalar, Qualidade e Segurança do Paciente e Gestão/Administração hospitalar. Participação direta na obtenção do título de Hospital Amigo da Criança na Santa Casa de Franca e pela Acreditação da ONA na Maternidade de Campinas

 

Palestra: Semana Mundial de Aleitamento Materno e Amamentação: qual a importância do recorte étnico-racial?

Drª Paula Vieira - Enfermeira obstetra graduada pela Universidade de São Paulo e pós graduada pela UNASP. Trabalha em uma unidade docente assistencial da Faculdade de Medicina da USP, zona oeste de São Paulo, na área de atenção primária à saúde, onde coordena o programa de saúde da mulher e do homem. Também colabora com a equipe de interlocução de Saúde da População Negra e Práticas Integrativas e Complementares à Saúde da Coordenadoria de Saúde da Região Oeste de São Paulo. É consultora em aleitamento materno, facilitadora do método de Dança Mãe-Bebê, Aromaterapeuta e Reikiana. Integrante da Articulação Nacional da Enfermagem Negra SP, Marcha das Mulheres Negras de São Paulo e da Rede Internacional de ativistas anti-racismo Quilombação.

Local Online
Online, - -
Online - SP

Saiba mais Fechar

Palestra: Semana mundial do aleitamento materno: o papel da equipe de enfermagem da gestação ao pós-parto

Palestra

Online

03/08/2021

13:30 às 16:00

Aberta

Público Alvo Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Estudantes

Drª Daniela Aparecida Gomes Souza – Enfermeira, Docente, Consultora em Aleitamento Materno, formada pelo Centro Universitário Lusíada – UNILUS, Especializada em Enfermagem Pediátrica e Neonatal e Pós-Graduada em Gestão da Qualidade em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Qualificação em Inserção, Utilização, Manutenção e Retirada do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica Neonatal/Pediátrico e Adulto. Capacitação Colocação de Brinco em Bebês e Auriculoterapia, técnica aplicada com Body Piercing preservando a audição dos bebês. Capacitação em Manejo Clínico da Amamentação. Habilitada em Laserterapia no Pós-Parto (Prevenção e Tratamento de fissuras mamárias, mastite, candidíase mamária, cicatrização do períneo e etc).

Local Online
Online, - -
Online - SP

Saiba mais Fechar

Mesa-Redonda: Aleitamento em tempos de Covid-19

Outros

Online

04/08/2021

10:00 às 11:30

Aberta

Público Alvo Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Estudantes

Drª. Sonia Angélica Gonçalves - Possui graduação em enfermagem e obstetrícia pela Universidade Católica de Santos (1994), Pós Graduação em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela Faculdade do Albert Eistein e Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba - Laserterapia em Lesões Mamilares. Atualmente é professor assistente da Universidade Metropolitana de Santos. Experiência na área assistencial de Enfermagem, com ênfase na Saúde da Criança, Adolescente e Mulher. Atuação acadêmica desde do ano de 1999 como docente dos cursos de Medicina e Enfermagem.

Drª Rossandra Cavalcante dos Santos – Especialista em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e Pós Graduanda em Saúde Materno Infantil, pela Faculdade Unyleya. Consultora de Amamentação

Drª Marta Cristina Alavrez Rodrigues - Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos. Pós-Graduação “lato sensu” em Qualidade em Saúde e Segurança do paciente pela Fiocruz. Pós-Graduação “lato sensu” em Educação Permanente em Saúde pela Educasaude do MS e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Graduação “lato sensu” em Enfermagem Obstétrica Social promovida pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Católica de Santos. Pós-Graduação “lato sensu” em Enfermagem Naonatológica promovida pelo  Centro Universitário Monte Serrat – Unimonte.

Local Online
Online, - -
Online - SP

Saiba mais Fechar

Atualização em Hipodermóclise

Palestra

Online

05/08/2021

09:30 às 12:00

Aberta

Público Alvo Profissionais de Enfermagem com inscrição ativa no Coren-SP

Atualização em Hipodermóclise - Com Demonstração

A atividade apresentará o conteúdo teórico, com demonstração prática e atualização para a técnica de inserção, manutenção, manipulação e retirada do cateter na via subcutânea. A hipodermóclise é um método alternativo no contexto de assistência de enfermagem a pacientes com rede venosa difícil e que precisam de suporte clínico para infusão de medicamentos ou repor fluídos parenterais. A técnica de infusão subcutânea pode ser utilizada tanto em ambiente hospitalar e ambulatorial, quanto no cuidado domiciliar (homecare). Além disso, o uso desta via apresenta grande vantagem em termos de redução de custo hospitalar e segurança do paciente.

 

Palestrante: Wilson Pascoalino Camargo de Oliveira

Enfermeiro, Pós graduado em Administração dos Serviços de Saúde (UNICSUL, 2009), Gestão das Instituições de Atenção Hospitalar e Primária à Saúde pela (FASM, 2011), mestre em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP, 2017), enfermeiro de pronto socorro na Associação Saúde da Família na Cidade de São Paulo, doutorando pelo programa Farmácia na Universidade de São Paulo (FCF-USP). Atuou como enfermeiro da AMA na APS Santa Marcelina, como chefe no Hospital das Clínicas da FMUSP e coordenador do curso de Habilitação em Hipodermóclise da Escola de Educação Permanente do HCFMUSP. É docente de graduação em Enfermagem pela Faculdade Piaget e pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Local Online
Online, - -
Online - SP

Saiba mais Fechar

Palestra: A importancia das políticas públicas no sucesso do aleitamento materno

Palestra

Online

05/08/2021

15:00 às 16:30

Aberta

Público Alvo Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Estudantes

Sonia Isoyama Venancio

Diretora Assistente do Instituto de Saúde (IS). Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1989), mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2002). Coordenou vários projetos de pesquisa, dentre eles o Programa de Aprimoramento Profissional do IS. É docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde. Desde 2007, é membro do Comitê Nacional de Aleitamento Materno, assessor da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do MS. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Aleitamento Materno, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, nutrição, políticas de saúde, indicadores de saúde e epidemiologia e atenção básica.

Local Online
Online, - -
Online - SP

Saiba mais Fechar

CURSO: Assessoria de amamentação - manejo do aleitamento materno

Curso

Online

06/08/2021

14:00 às 16:00

Aberta

Público Alvo Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Estudantes

Drª Sandra Abreu - Enfermeira obstetra formada pela Universidade Católica de Santos, pós-graduada em Aleitamento Materno pela Unifil - Londrina/Pr.  Capacitada em Manejo e nas dificuldades da Amamentação pelo Hospital Guilherme Álvaro – Santos/SP e em Banco de Leite Humano pelo Ministério da Saúde. Capacitada em laser terapia na utilização nas dificuldades da amamentação, como dor, inflamações, fissuras, fungos etc. Capacitada no 1º furo da orelhinha de forma segura e responsável, pela Studex empresa líder em seu segmento, no mundo.

Local Online
Online, - -
Online - SP

Saiba mais Fechar

Ações para a Saúde do Trabalhador de Enfermagem

Palestra

Online

09/08/2021

13:30 às 16:00

Aberta

Público Alvo Estudantes e Profissionais de Enfermagem com inscrição ativa no Coren-SP

Ações para a Saúde do Trabalhador de Enfermagem

No cenário nacional, os modelos de organização do trabalho e as más condições de trabalho vivenciadas pelos trabalhadores de enfermagem, caracterizadas por inflexibilidade, hierarquia rígida, inadequação de recursos materiais, físicos e humanos em aspectos quantitativos e qualitativos, estão associados não apenas o acidente de trabalho como uma diversidade de processos de desgastes, os quais comprometem a capacidade laboral destes trabalhadores, temporária ou permanentemente. Estes aspectos têm repercutido em um amplo desenvolvimento de estudos sobre esta temática nos últimos 20 anos. Propor estratégias de intervenção requer uma avaliação dos processos de trabalho e papéis assumidos pelos trabalhadores. Para isso é necessário que haja uma reflexão de todos os envolvidos, gestores e não-gestores, mas inicialmente daqueles que coordenam o trabalho de enfermagem, na perspectiva de contribuir para uma real transformação do processo de trabalho e do processo de saúde/doença dos trabalhadores. Aspectos como a mudança de equipamentos ou nas organizações de trabalho, incluindo as relações profissionais, envolvimento dos gerentes e dos demais trabalhadores, são apontados como intervenções a saúde dos trabalhadores. As propostas de intervenção apontam para o desenvolvimento de estratégias que tenham o objetivo de engajar todas as pessoas envolvidas no processo de trabalho, especialmente aquelas que têm a capacidade de reconhecer as necessidades do grupo e tenham a governabilidade para apoiar as transformações, sendo esse o um caminho eficaz para a redução dos agravos à saúde dos trabalhadores de enfermagem.

 

Palestrante: Vinícius Gomes Barros

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem - PPGEn, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP. Doutorando pelo Programa de "Ciencias de la Salud" na Universidad de Oviedo - UniOvi – Espanha. Mestre em Ciências pelo PPGEn-EEUSP (2017). Graduação Sanduíche em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Campus Arapiraca (2014), com bolsa de Graduação Sanduíche no Exterior - CNPq, estudando o período internacional na Universidade Católica Portuguesa - UCP/Porto (Portugal). Professor da Universidade Nove de Julho – UNINOVE.

Local Online
Online, - -
Online - SP

Saiba mais Fechar

Propedêutica Obstétrica

Palestra

Online

10/08/2021

09:00 às 11:30

Aberta

Público Alvo Enfermeiros com inscrição ativa no Coren-SP

Propedêutica Obstétrica - Com Demonstração

A atividade irá abordar de forma dinâmica a propedêutica obstétrica e procedimentos técnicos envolvidos na assistência à gestante, incluindo: Data Provável do Parto (DPP), Cálculo da Idade Gestacional, Inspeção Obstétrica, Mensuração Obstétrica, Palpação Obstétrica, Ausculta fetal, Exame Especular e Toque Vaginal.

 

Palestrante: Bruno Henrique Ximenes Rodrigues

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV) - (2010 2013), com Residência em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Tem como linha de pesquisa: Enfermagem Obstétrica. Tem experiência na área da Enfermagem, com ênfase na Saúde da Mulher especialmente no Ciclo gravídico-puerperal, especificamente na Assistência ao Parto. Enfermeiro Obstetra do Programa Parto Seguro do CEJAM e Professor Temporário do Curso de Obstetrícia da EACH-USP. Integrante do Filme “O RENASCIMENTO DO PARTO 3”.

Local Online
Online, - -
Online - SP

Saiba mais Fechar

SOBRENOME CORPORATIVO: ser além da profissional. Ser protagonista da própria vida

Palestra

Online

11/08/2021

19:00 às 20:30

Data de abertura para inscrições de Profissionais de Enfermagem:
04/08/2021

Público Alvo Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Estudantes

Dra. Ana Paula Guarnieri

Mestre em reabilitação gerontológica pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Especialista em gerontologia, em estomaterapia e em tecnologia assistiva e acessibilidade. coordenadora geral dos programas de residência multiprofissional e docente do curso de enfermagem do Centro Universitário de Saúde do Abc e Conselheira da Gestão 2021-2023 do Coren-Sp.

 

 

Local Online
Online, - -
Online - SP

Saiba mais Fechar

Enfermagem no Preparo e Coleta de Exames Laboratoriais

Palestra

Online

12/08/2021

13:30 às 16:00

Data de abertura para inscrições de Profissionais de Enfermagem:
02/08/2021

Público Alvo Profissionais de Enfermagem com inscrição ativa no Coren-SP

Enfermagem no Preparo e Coleta de Exames Laboratoriais - Com Demonstração

A atividade tem como objetivo abordar os principais interferentes que podem impactar no pré-analíticos na coleta de exames laboratoriais e como evitá-los, a fim de garantir um resultado confiável. Será apresentada a sequência dos tubos de coletas, além da explanação sobre o transporte e a conservação da amostra.

 

Palestrante: Magali Mendes Machado Mateo Gimenez

Formação em Enfermagem pela Faculdade Integrada de Guarulhos, especialização em Gerenciamento de enfermagem pela Escola Paulista de São Paulo. Experiência de mais de 30 anos em coleta de exames laboratoriais. Hoje atua no laboratório do Hospital das Clinicas no setor de coletas de exames Laboratoriais.

Local Online
Online, - -
Online - SP

Saiba mais Fechar

SOBRENOME CORPORATIVO: ser além da profissional. Ser protagonista da própria vida

Palestra

Online

13/08/2021

15:00 às 16:30

Data de abertura para inscrições de Profissionais de Enfermagem:
06/08/2021

Público Alvo Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Estudantes

Dra. Ana Paula Guarnieri

Mestre em reabilitação gerontológica pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Especialista em gerontologia, em estomaterapia e em tecnologia assistiva e acessibilidade. coordenadora geral dos programas de residência multiprofissional e docente do curso de enfermagem do Centro Universitário de Saúde do Abc e Conselheira da Gestão 2021-2023 do Coren-Sp.

 

Local Online
Online, - -
Online - SP

Saiba mais Fechar

Carregando...