MADIAM: tecnologia e enfermagem a serviço do aleitamento materno
Enfermeiras unem-se a professor do Senai e criam primeiro simulador automatizado de amamentação para auxiliar as futuras mães
Em 2019, a enfermeira obstétrica Juceli Dias dos Santos Nascimento, que trabalha em uma clínica de parto humanizado em Bauru, percebeu um grande interesse das mulheres em aprender mais sobre o processo de amamentação. Ao se dar conta de que não havia um manequim didático que simulasse a amamentação de forma realista, ela resolveu criar seu próprio simulador, de forma a facilitar o processo de ensino às gestantes, puérperas e demais mulheres interessadas no tema.
“Percebi que faltava algo para atrair a atenção e melhorar a compreensão por parte das gestantes, mães e famílias sobre os diversos aspectos da amamentação, como a formação e ejeção do leite materno, por exemplo. Então tive a ideia de utilizar um manequim e inserir luzes na região da glândula mamária para atrair a atenção das educandas durante as explicações sobre amamentação”, explica Juceli.
A enfermeira então comprou um manequim como os utilizados em lojas de roupas e improvisou na instalação de luzes no interior do modelo. Também foram confeccionadas nas mamas do boneco réplicas dos alvéolos, ductos e mamilos, reproduzindo com maior fidelidade a anatomia funcional dos seios.
Essa primeira versão do simulador de amamentação era bastante simples, tendo sido construído manualmente por Juceli. “Resolvi levar o manequim para uma amiga conhecer: a professora Patrícia Santos Prudêncio, que também é enfermeira. Ela deu a sugestão de automatizar o simulador para que ele reproduzisse todo o processo de lactação por meio de comandos que poderiam ser acionados, mostrando todas as etapas do processo de formação e ejeção do leite materno. Ficou claro que a automação do manequim possibilitaria uma melhor visualização e compreensão do processo de lactação, auxiliando ainda mais os profissionais de saúde na realização de ações e estratégias educativas em prol da amamentação”, conta Juceli.
Mas como realizar na prática a automação do manequim? Essa empreitada certamente exigiria conhecimento técnico em áreas como eletroeletrônica e informática. A enfermeira obstétrica explica como essa questão foi resolvida:
“Após a conversa com a professora Patrícia, ficamos ainda mais motivadas e agendamos um horário com o professor Sidney José Laureano Soares, do Senai de Bauru. Eu e a professora Patrícia fomos muito bem recebidas e após a reunião no SENAI recebemos a aprovação e o interesse do professor Sidney e de sua equipe em realizarem o projeto que batizamos como “MADIAM” – Manequim Didático de Amamentação.
O projeto de automatização desenvolvido pelo professor Sidney e a equipe do Senai teve início em 2020 e terminou em agosto de 2022, com um resultado de agradou muito as enfermeiras. O professor Sidney explica alguns detalhes técnicos do simulador:
“A tecnologia foi desenvolvida do zero. Utilizamos um circuito eletrônico com microcontrolador e um aplicativo Android para o acionamento da sinalização individualmente, facilitando a didática na utilização do simulador. Podemos conectar o manequim por Bluetooth com o aplicativo Android que desenvolvemos. Ele possui um circuito eletrônico para demonstrar com sinalização por LED o processo de lactação, desde o bebê iniciando a sucção, depois a estimulação ascendente até a glândula hipófise, o estímulo da prolactina até os alvéolos e aos hormônios da mama, terminando com o leite fluindo pelos ductos”, esclarece Sidney.
A professora Patrícia Santos Prudêncio, que atua na área de educação em enfermagem, saúde da mulher e saúde da criança, elenca as vantagens que a utilização do simulador MADIAM pode trazer às atividades educativas: “Ele poderá auxiliar as mães a entenderem melhor como ocorre a formação e ejeção do leite materno e a influência do estado emocional da mãe na amamentação; a importância da sucção do bebê na mama; as diversas formas de posicionamento do bebê durante a amamentação; como colocar a bebê para arrotar; como realizar a massagem nas mamas e esclarecimentos sobre os mitos e verdades da amamentação”.
Assim que ficou pronto, o MADIAM estreou sua primeira atividade educativa: “No dia 31 de agosto fizemos uma ação social educativa, na forma de um curso para gestantes, em uma igreja daqui de Bauru, abordando aspectos importantes da amamentação”, conta a professora Patrícia.
Como não poderia deixar de ser, a estreia do MADIAM, fruto do esforço dos três dedicados profissionais, foi um sucesso!
Fonte: EnfermagemRevista, edição 31
Veja Também