Ingressa Coren-SP leva o conselho até graduandos em enfermagem de Itu e São Paulo

Por meio do projeto Ingressa Coren-SP, o conselho tem a oportunidade de se apresentar aos estudantes da graduação de enfermagem e dos cursos técnicos da área. Além de palestras sobre o Sistema Cofen/Conselhos Regionais, sua história, função e atribuições, o projeto ainda pode facilitar a entrada dos recém-formados no mercado de trabalho, antecipando a entrega da Carteira de Identidade Profissional já na formatura.

No dia 27/2, segunda-feira, os conselheiros Márcio Bispo e Márcia Rodrigues, respectivamente coordenador e secretária do Ingressa Coren-SP, foram a Itu, onde levaram a palestra do projeto a duas turmas (manhã e noturno) de graduandos em enfermagem do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).

O conselheiro Márcio Bispo com uma das turmas de alunos do CEUNSP que assistiu à palestra

Na palestra, os conselheiros detalharam a história do sistema Cofen/Conselhos Regionais, sua atuação, atribuições e estrutura, além de tocarem temas relacionados à ética e à legislação profissional.

Márcio, Lilia e Márcia

Após a palestra, a professora Lilia, coordenadora da graduação em enfermagem da unidade, colocou que “ao participarem do programa Ingressa Coren-SP, nossos alunos terão a oportunidade de estarem sendo atendidos de forma diferenciada e inclusive é uma oportunidade de estarem mais próximos do conselho fiscalizador da profissão, sendo uma oportunidade ímpar disponibilizada a eles”.

Alunos do CEUNSP

No dia seguinte (28), foi a vez de os conselheiros Márcio e Márcia participarem da colação de grau da enfermagem da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (FECS), na capital. No fim da cerimônia, em um dos momentos mais esperados, os conselheiros fizeram as entregas das Carteiras de Identidade Profissional aos novos enfermeiros.

Márcio, Elaine, Fátima e Márcia

Márcio e Márcia foram recebidos na instituição pela professora Elaine Emi Ito, coordenadora da graduação em enfermagem e pela diretora Fátima Silvana Furtado Gerolin. A professora Elaine agradeceu aos conselheiros pela participação na colação de grau da turma: “o Ingressa Coren-SP foi essencial na etapa final da formação dos enfermeiros. Tiveram oportunidade de conhecer o Coren-SP e receberam informações sobre ética, responsabilidade e compromisso com a saúde, reforçando o papel do nosso conselho na prática profissional”. Após as atividades, o conselheiro Márcio Bispo agradeceu às instituições participantes deste ciclo de atividades pela acolhida e colocou-se à disposição de alunos e professores: “saibam que como conselho, estamos à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas e para auxiliar com tudo o que se relacione à ética e à legislação que regem nossa profissão. Parabéns aos graduandos e novos enfermeiros formados que participaram das atividades no CEUNSP e na FECS!”.