Fiscalização volta ao Hospital Municipal do Campo Limpo para averiguar pendências da unidade

Nesta quinta-feira (1/10), a fiscalização do Coren-SP retornou ao Hospital Municipal do Campo Limpo, na zona sul da capital, para fazer a inspeção de retorno da fiscalização realizada no dia 25/8.

O chefe técnico da subseção de Guarulhos, Osvaldo D’Andrea, as fiscais Tatiane Berteli e Cintya do Vale e a auxiliar de fiscalização Beatriz Lemos foram, como é de praxe, de surpresa até a unidade para averiguar se o hospital havia feito as adequações apontadas como necessárias na inspeção anterior. 

“Orientamos o corpo de enfermagem do hospital, auxiliando-os a realizar as adequações necessárias. Eu gostaria de salientar a proatividade e a capacitação técnica que vimos por parte do corpo de enfermagem da unidade”, disse Osvaldo. 

Osvaldo D’Andrea, Beatriz Lemos e Tatiane Berteli orientam profissional de enfermagem no Hospital Municipal do Campo Limpo

Os fiscais voltaram a percorrer todas as alas do hospital, reavaliando cada item anotado na fiscalização anterior.

Além disso, os fiscais conversaram com a responsável técnica pela unidade, enfermeira Márcia Fonseca, e com coordenadores de diversos setores, como UTIs e Centro Cirúrgico e Centro de Esterilização de Materiais, orientando esses profissionais sobre procedimentos a serem adotados que possibilitem a melhoria dos processos de trabalho de enfermagem e da assistência. 

A fiscalização do Coren-SP percorreu todas as alas da unidade

A enfermeira responsável técnica pelo hospital, Márcia Fonseca, acompanhou toda a inspeção. Ela notou que a postura da fiscalização do Coren-SP tem sido de proximidade com os profissionais. “Hoje a fiscalização mudou em relação ao que era no passado. Ela não é mais punitiva com os profissionais, ela dá oportunidade de melhoria dos processos, o que acho de extrema importância”, destacou.

A responsável técnica pela enfermagem do hospital, Márcia Fonseca, acompanhou toda a inspeção

A coordenadora de enfermagem do Centro Cirúrgico, enfermeira Elisana Ribeiro, foi uma das profissionais orientadas pelos fiscais. “A fiscalização me deu apoio para entrar com algumas reivindicações, foi uma assessoria para melhoria no setor. Essa atuação me trouxe uma boa oportunidade de entender de forma mais abrangente o que é uma fiscalização”, disse, após ser orientada por Osvaldo e por Beatriz sobre questões relacionadas ao dimensionamento de pessoal.

A enfermeira Elisana Ribeiro, coordenadora de enfermagem do Centro Cirúrgico, também recebeu apoio e orientação dos fiscais

Após a inspeção, os fiscais responsáveis elaborarão um relatório detalhando a ação. Persistindo inadequações e irregularidades relacionadas ao serviço de enfermagem, a unidade será notificada para que se regularize.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 29/9, foram realizados mais de 22.600 atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações da fiscalização em números durante a pandemia:

23.623 atendimentos pelo chat.

2.248 inspeções.

2.183 atendimentos da Ouvidoria.

4.825 atendimentos pelo Fale Conosco.