Coren-SP fiscaliza Hospital Municipal do Campo Limpo

Na última sexta-feira (21), os profissionais de enfermagem do Hospital Municipal do Campo Limpo – Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha receberam uma fiscalização do Coren-SP, sem qualquer aviso prévio. Durante cerca de seis horas, durante a tarde e a noite, a fiscal Barbara Vasconcelos Sapia, a auxiliar de fiscalização Silvia Bueno e o chefe técnico da subseção Guarulhos, Osvaldo D’Andrea, percorreram a instituição seguindo o fluxo do paciente, passando por pronto-socorro, unidades de internação, UTI adulto e pediátrica, centro cirúrgico e centro de material e esterilização, locais que estavam sob a administração da OSS Albert Einstein, e que teve seu contrato suspenso temporariamente. O primeiro-tesoureiro Jefferson Caproni, o segundo-tesoureiro Edir Gonsaga e o conselheiro Gergézio Andrade também acompanharam a inspeção e puderam acolher demandas dos profissionais.

A RT de enfermagem do Hospital do Campo Limpo, Márcia Fonseca, atendeu prontamente a equipe de fiscalização do Coren-SP, que comparece às instituições sem qualquer aviso prévio

“Nosso trabalho consiste em avaliar a situação do hospital no exato momento em que realizamos a inspeção. A partir do que constatamos e do relatório que elaboramos, adotamos as medidas administrativas que competem ao Coren-SP e podemos realizar encaminhamentos para outros órgãos, como a Vigilância Sanitária”, afirma a fiscal Barbara. “Este não é um centro de referência de tratamento da Covid-19, então são seguidos os ritos padrões”, complementa Osvaldo.

Os fiscais e os conselheiros percorreram a instituição, seguindo o fluxo do paciente

Os fiscais e os conselheiros realizaram a inspeção acompanhados pelos profissionais responsáveis pelos setores e orientados pela responsável técnica do hospital, enfermeira Márcia Fonseca, que foi surpreendida com a inspeção: “Não sabíamos que o Coren-SP estaria aqui no dia da transição e que realizaria as inspeções nos setores. A presença da fiscalização nos traz oportunidade de melhorias e garantia de segurança e qualidade na assistência ao paciente”, comentou ela ao término da inspeção.

A fiscalização do Coren-SP acompanhou de perto toda a rotina da enfermagem

Atenção e acolhimento aos profissionais

Durante toda a inspeção, os fiscais permanecem atentos às questões diretamente relacionadas ao exercício profissional. Por isso, é essencial ouvir os profissionais da linha de frente quanto à realidade de seu trabalho. “Os profissionais se sentem mais seguros quando têm a oportunidade de conversar pessoalmente com a fiscalização no próprio ambiente de trabalho”, ressalta a auxiliar de fiscalização Silvia.

A auxiliar de fiscalização Silvia Bueno conversou com diversos profissionais de enfermagem durante a inspeção

“Não sabíamos que o Coren-SP viria aqui. A presença aqui é fundamental. Vocês virem aqui muda muito qualquer concepção negativa”, declarou a técnica de enfermagem Claudiana Noborikawa. “É muito importante a fiscalização de fato ver a nossa realidade, além do nosso relato”, opinou a auxiliar de enfermagem Dyanne Conceição.

A auxiliar de enfermagem Dyanne Conceição e a técnica Claudiana Noborikawa não sabiam que o Coren-SP realizaria inspeção no Hospital do Campo Limpo

Com 17 anos de atuação, a enfermeira Newva Miranda acompanha constantemente as ações do Coren-SP e já participou de diversas atividades de aprimoramento do Coren-SP Educação. “Espero continuar contando sempre com essa atuação do conselho, acompanhando o dimensionamento de profissionais. Não sabia que o Coren-SP viria e nunca fui avisada de qualquer fiscalização. Fico muito contente com as inspeções e sinto a necessidade de ter essa fiscalização próxima”, afirmou ela.

A enfermeira Newva Miranda (ao centro) tem muito orgulho de toda sua equipe

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 18/8, foram realizados mais de 22 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas. 

Confira as ações em números:

22.623 atendimentos pelo chat.

1.763 inspeções.

2.112 atendimentos da Ouvidoria.

3.553 atendimentos pelo Fale Conosco.