Estudo investiga saúde mental e consumo de álcool entre trabalhadores da saúde

Objetivo do estudo é nortear políticas públicas para subsidiar o diagnóstico e tratamento precoce

A Enfermagem de todo o país pode contribuir para um estudo que investiga a relação entre consumo de álcool e sintomas depressivos em trabalhadores da saúde. O objetivo do estudo é traçar um perfil dos trabalhadores da área da saúde quanto aos sintomas depressivos e consumo de álcool e servir de material para cursos de capacitação, focado em pós pandemia afim de nortear políticas públicas para subsidiar o diagnóstico e tratamento precoce, além de pesquisas futuras sobre o tema.

O público-alvo são os profissionais da área da saúde como enfermeiros, técnicos e auxiliares, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos, biomédicos, fonoaudiólogos, assistentes-sociais, Farmacêuticos, Educadores Físicos, técnicos em radiologia e terapeutas ocupacionais.

O método de coleta de dados é websurvey, mediante o questionário online, que tem como tempo de resposta entre 10 a 30 minutos. A pesquisa, que apoia uma tese de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí- (UFPI), pode ser acessada por meio do link 

Fonte: Ascom – Cofen

Saiba mais: