Enfermagem liderando a saúde em todo o estado

A saúde de todos passa pela enfermagem. Desde a prevenção até o tratamento de doenças, nos momentos de acolhimento e até nos mais difíceis, sempre há um profissional de enfermagem liderando o acesso da população à saúde. E neste mês de maio, no qual é celebrada a Semana da Enfermagem entre os dias 12 e 20, não faltam exemplos de dedicação e competência.

Com o tema “Enfermagem: uma voz para liderar a saúde para todos”, o Coren-SP faz jus ao nome da campanha ao compartilhar histórias de profissionais que atuam em diversas instituições ao redor do estado. Conheça algumas histórias motivacionais e acolhedoras de todo o estado e que ressaltam a importância do protagonismo e a liderança da profissão no cotidiano da sociedade.

Araçatuba

Profissionais: Wilson Pimentel Junior e Matheus Araújo Tonon

O gerente de enfermagem Wilson Pimentel Junior atua no AME Araçatuba. Para ele, oferecer aos usuários do SUS uma assistência digna, de qualidade e segura é o que o motiva a seguir no caminho do cuidar. Desde 2014, ele e a sua equipe implantaram, gradativamente, melhorias dentro da Central de Material e Esterilização (CME), fato que resultou no ganho do prêmio 3M como Guardiões da CME. “Nós sempre buscamos combater as infecções do meio cirúrgico, cumprindo todos os requisitos da legislação sanitária vigente e, consequentemente, promovendo uma prática segura e eficaz na vida dos nossos pacientes”, diz Wilson.

Equipe do Wilson durante a premiação 3M

O enfermeiro Matheus Araújo Tonon trabalha na Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIHT) da Santa Casa de Araçatuba e afirma que não é preciso usar uma capa de super-herói para salvar vidas, basta ser solidário a campanha de doação de órgãos que é responsável por salvar milhares de pessoas ao redor do mundo. A comissão tem como atividades básicas a realização de busca ativa de potenciais doadores de órgãos e, para isso, é necessário o auxílio da equipe multidisciplinar do hospital e diversos médicos do corpo clínico. “Nos anos de 2015 a 2018 nós tivemos 61 doadores, que puderam ajudar muitas vidas, graças a um gesto de solidariedade dos familiares em um momento tão doloroso como a perda”, diz.

Equipe do enfermeiro Matheus que trabalha no CIHT

Confira a repercussão na mídia: Folha da Região – Semana Nacional da Enfermagem reforça importância dos profissionais da área

Barueri

Profissional: Fernanda Lucas Medeiros

O Programa de Assistência Domiciliar (PAD) é fundamental para o fortalecimento da rede de cuidados integrais ao paciente. Implantado em 2006, a diretora técnica de enfermagem da prefeitura de Barueri, Fernanda Lucas Medeiros, explica que essa realização só foi possível a partir da procura dos municípios por atendimento domiciliar para pessoas com impossibilidades de locomoção e com outras comorbidades. Ela também ressalta a importância da atuação da enfermagem nesse contexto. “O programa possibilita o enfermeiro desempenhar o papel de promoção, prevenção e reabilitação do paciente junto de sua família, de forma holística e humanizada no cenário domiciliar”.

Fernanda é diretora técnica de enfermagem da prefeitura de Barueri

Botucatu

Profissional: Márcia Caroline dos Santos

Impelida pelos ritmos das músicas e pela alegria contagiante, a enfermeira Márcia Caroline dos Santos, fez da música um instrumento para acolher e promover a atenção à saúde às pessoas na instituição Centro de Saúde Escola de Botucatu. A experiência não só permite um olhar mais cuidadoso, como também possibilita a construção de um ambiente humanizado. “A própria linguagem musical vivida por meio das recordações que as músicas trazem e a identificação com as letras possibilitam potencialidades artísticas e expressivas que transcendem a dicotomia de saúde e doença”, explica Márcia.

A enfermeira Márcia fez da música um instrumento para acolher e promover a saúde

Campinas

Profissionais: Helen Regina Motter Florêncio e Kátia Stancato

A profissional Helen Regina Motter Florêncio é enfermeira há 18 anos, especialista em Saúde da Família, instrutora de Yoga e de Movimento Vital Expressivo e terapeuta Reike nível I. Ela atua na Rede Básica de Saúde de Campinas e diz que as Práticas Integrativas em Saúde são excelentes opções para melhorias em quadros de depressão, ansiedade e na qualidade de vida. “É um cuidar muito abrangente que proporciona uma verdadeira autonomia do sujeito, a verdadeira cura está além de um corpo saudável. A cura real vem da alma, criando um espaço interno que o indivíduo se sinta bem, apesar das situações que possa estar vivenciando”, declara.

As Práticas Integrativas em Saúde são excelentes opções para melhorias em quadros de depressão, ansiedade e na qualidade de vida

Com o objetivo de proporcionar às pessoas da comunidade de Campinas e região, condições para a preparação do indivíduo em estágio de pré-aposentadoria, aposentadoria e pós-aposentadoria, a professora doutora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Kátia Stancato, apresenta o projeto UniversIDADE da Unicamp. Além de oferecer diversas opções de atividades gratuitas que vincula a educação acadêmica à educação popular, ele é voltado para pessoas com idade mínima de 50 anos. “Desenvolvemos diversas oficinas culturais que poderão ser empregadas na vida pessoal, ambiental e familiar do indivíduo e, também, a criatividade das pessoas e a promoção à saúde. Nós reforçamos o compromisso de melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade”, explica Kátia.

O projeto UniversIDADE oferece caminhadas ao ar livre

Itapeva

Profissional: Kelviani Ludmila dos Santos Almeida

A enfermeira trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapeva, e conta que uma das grandes adversidades do trabalho é a elevada demanda que a unidade atende diariamente, cerca de 150 pacientes por dia. Por isso, uma das estratégias adotadas para auxílio da organização é o acolhimento com classificação de risco. “A inserção de um novo protocolo e a orientação ao paciente quanto ao funcionamento do serviço são medidas que podem auxiliar na orientação do fluxo e na diminuição dos conflitos gerados pela superlotação”, explica.

Na sala de recepção da UPA está disponível um vídeo, do aplicativo PowToon, para capacitação profissional, o qual é possível realizar a classificação de risco utilizando um simulador a partir da queixa do paciente.

A enfermeira trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapeva, e conta que a unidade atende diariamente, cerca de 150 pacientes por dia.

Mairiporã

Profissional: Grazielle Cristina dos Santos

A enfermeira Grazielle Cristina dos Santos atuou na luta para prevenção e combate da febre amarela em Mairiporã. Em dezembro de 2017, após as suspeitas crescentes de casos da doença, o município determinou a intensificação para o controle da febre amarela, com a intensificação vacinal, assistência aos pacientes suspeitos, o auxílio da Vigilância Ambiental e de Endemias, o respaldo do Ministério Público, a educação em saúde e a comunicação social. “Nós ampliamos as ofertas de informação pelas redes sociais e pelas grandes mídias e, também, investimos em coletivas de imprensa e documentários. Enfrentamos invasão de pessoas em busca da vacina, pânico gerado por falta de informação, foi difícil assumir a pressão social e política de grupos que não tinham interesses com a vida ou risco epidemiológico, mas não foi impossível”. 

A enfermeira Grazielle Cristina dos Santos atuou na luta para prevenção e combate da febre amarela em Mairiporã

Marília

Profissional: Carolina Guizardi Polido

Carolina é enfermeira e  atua no Centro de Atenção Psicossocial Infantil/Adulto (CAPS) de Marília. Ela e sua equipe trabalham de acordo com a necessidade de saúde dos pacientes e não em torno do diagnóstico clínico, rompendo assim com os estigmas relacionados à saúde mental. “Nosso trabalho é minimizar os sintomas e promover a saúde dos nossos usuários. É gratificante quando conseguimos ter a certeza que estamos desempenhando o nosso papel da melhor forma possível. Gratidão é a palavra certa para definir a importância de se dedicar ao próximo dentro da profissão que escolhemos”, declara Carolina.

Nosso trabalho é minimizar os sintomas e promover a saúde dos nossos usuários”, destaca Carolina

Confira a repercussão na mídia: Jornal da Manhã – Uma voz para liderar a saúde para todos

Osasco

Profissional: Érica Lima da Silva

O Programa de Imunização desenvolvido no município de Osasco faz parte do Programa Nacional de Imunizações. Além de fazer sucesso no Brasil e ser reconhecido no mundo, o programa envolve profissionais da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica, de nível nacional, estadual e municipal. A coordenadora técnica da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Osasco, Érica Lima da Silva, declara que a enfermagem tem sido um excelente apoio para a imunização. “Os benefícios da vacinação para os pacientes são inúmeros, principalmente após a disponibilização da vacina na rede pública. É gratificante saber que o seu trabalho faz a diferença, que ele ajuda a melhorar a vida e evitar o adoecimento de milhares de pessoas”, diz Érica.

“É gratificante saber que o seu trabalho faz a diferença, que ele ajuda a melhorar a vida e evitar o adoecimento de milhares de pessoas”, diz Érica.

Confira a repercussão na mídia: Visão Oeste – Coren-SP: Semana da Enfermagem destaca a dedicação dos profissionais da área pela Saúde

Presidente Prudente

Profissional: Ana Cláudia Braga

A supervisora de enfermagem Ana Cláudia Braga que desenvolveu na UBS II Cohab Dr. Otelo Milani Junior, em Presidente Prudente, uma oficina de acolhimento aos servidores municipais de saúde, a partir da observação de que muitos profissionais de enfermagem não recebem as devidas orientações nem treinamento prévio sobre como eles devem ou não atuar ao adentrar no mercado de trabalho. Ela explica que a oficina garante o padrão da prestação dos serviços de enfermagem e minimiza erros nos processos de trabalho. “Com o passar do tempo, as pessoas aprendem que nem sempre o autoritarismo é a melhor forma de trabalhar. A iniciativa de trabalhar com seriedade e mostrar a importância da enfermagem me motivam a cuidar daqueles que cuidam”, diz Ana.

A supervisora de enfermagem Ana Cláudia Braga desenvolveu uma oficina de acolhimento aos servidores municipais de saúde.

São José dos Campos

Profissional: Maria Cristina Alvarenga

A enfermeira Maria Cristina Alvarenga tem dois livros publicados sobre vacinação: “Um Guia Para Mães, Pais, Cuidadores e Profissionais de Vacinação” e “Sala de Vacinação”. Ela atua há 27 anos como coordenadora do Programa de Imunização Municipal e diz que vacinação, junto com a Vigilância Epidemiológica, propõem ações e medidas em conjunto com a atenção primária em saúde, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. “Sou extremamente grata por todas as conquistas que tive desde que iniciei minha trajetória na Vigilância Epidemiológica-Imunização. Por ela, tive oportunidade de me capacitar cada vez mais na área de imunização e ver os resultados satisfatórios em centenas de pacientes”, declara.

A enfermeira Maria Cristina Alvarenga atua há 27 anos como coordenadora do Programa de Imunização Municipal

Confira a repercussão na mídia: Jornal Joseense – Enfermagem: uma voz para liderar a saúde para todos

Santana de Parnaíba

Profissional: Suelene Machado Pereira

O Programa Bebê Passo a Passo, idealizado como plano do governo municipal de Santana de Parnaíba teve início no segundo trimestre de 2017, com o objetivo de reduzir a taxa de mortalidade infantil, englobando estratégias da equipe multidisciplinar capazes de promover assistência de qualidade no planejamento materno, pré-natal, puerpério e ao primeiro ano de vida. A coordenadora técnica de enfermagem da Secretária Municipal de Saúde, Suelene Machado Pereira, ressalta a importância da participação das equipes de enfermagem para fortalecer um vínculo profissional de confiança. “O profissional de enfermagem tem um papel importantíssimo neste processo, pois é ele quem realiza a primeira consulta da gestante, com o intuito de acolher e estar à disposição para ouvir suas dúvidas e questionamentos, despido de quaisquer julgamentos ou preconceitos”, explica.

O Programa Bebê Passo a Passo tem como objetivo reduzir a taxa de mortalidade infantil

Santos

Profissionais: Ana Paula Valeiras e Fabiana Cunha Soares

Para esclarecer a importância da atuação da enfermagem, no dia 15 de fevereiro, a Vigilância Epidemiológica de Santos recebeu uma notificação sobre 13 casos suspeitos de rubéola na embarcação do navio “MSC SEAVIEW”. A embarcação procedente do porto de Ilha Grande tinha como previsão de chegada ao Porto de Santos no dia 16 de fevereiro.

Segundo a enfermeira e chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras, graças ao empenho e dedicação das equipes de vigilância, foi possível realizar um trabalho eficiente que permitiu a notificação imediata de casos suspeitos na população e a adoção de medidas de prevenção e controle pertinentes. “Foi a primeira vez que tivemos uma atuação tão importante e significativa no Porto de Santos em relação ao sarampo. Foi desafiador e exigiu organização, supervisão e planejamentos de estratégias para atingir o nosso objetivo, foram sábados e domingos intensos, com muito trabalho e aprendizado coletivo”, declara Ana.

Vigilância Epidemiológica de Santos recebeu uma notificação sobre 13 casos suspeitos de rubéola na embarcação do navio “MSC SEAVIEW”.

Já a enfermeira Fabiana Cunha Soares trabalha há sete anos no hospital Casa de Saúde de Santos. Ela conta que sempre observou a necessidade de triagem e acolhimento dos pacientes. Como uma iniciativa pessoal, ela realizou um curso na Associação Brasileira de Classificação de Risco e teve o apoio da diretoria do hospital para colocar em prática uma adequação do protocolo.  “Vamos completar um ano do projeto em ação, é perceptível a diferença de acolhimento ao paciente. Conseguimos desempenhar nosso trabalho com muita qualidade e segurança, visando o bem-estar do paciente”, conta Fabiana.

Fabiana conta que sempre observou a necessidade de triagem e acolhimento dos pacientes.

Tatuí

Profissional: Márcia Regina Ricioli

Desde 2017, a Santa de Casa de Tatuí realiza parcerias para fazer a divulgação da importância da doação de órgãos. A responsável técnica da instituição Márcia Regina Ricioli, conta que os profissionais da Santa Casa ministram palestras sobre o assunto em escolas, associações de clubes, faculdades e alguns eventos. “Hoje, nós contamos com uma sala de acolhimento ao lado da UTI e equipamentos necessários para manutenção do potencial doador”, conta Márcia.

Desde 2017, a Santa de Casa de Tatuí realiza parcerias para fazer a divulgação da importância da doação de órgãos.

Como posso ajudar?