Em Seminário, Presidente do COREN-SP reafirma necessidade de recursos para o SUS

No dia 04 de abril, o Seminário SUS – Financiamento e Gestão, realizado na Câmara Municipal de São Paulo discutiu a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e possíveis formas de financiamento da saúde pública. A audiência contou com a participação de 600 pessoas, entre políticos, representantes de órgãos de controle social (conselhos municipais de saúde e Ministério Público), secretários municipais de saúde, além do secretário estadual de Saúde, Dr. Giovanni Guido Cerri, e do ex-ministro da Saúde, Prof. Dr. Adib Jatene

O Seminário, que debateu a atual situação no sistema de saúde brasileiro e novas formas de garantir o acesso universal dos cidadãos, teve a participação do médico Adib Jatene, ex-ministro da Saúde do governo FHC e criador da CPMF, idealizada para garantir recursos para a saúde e que acabou barrada no Congresso Nacional em 2006.

O evento teve a mediação do vereador Gilberto Natalini (PSDB), com o apoio de várias entidades de saúde, como o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP), a Associação Paulista de Medicina (APM), o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP), o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a Cruz Vermelha Brasileira, a Federação dos Administradores Hospitalares e a Federação das Santas Casas, entre outras entidades do setor.

Em seu discurso, o Presidente do COREN-SP, Claudio Alves Porto, apresentou as ações promovidas pelo Conselho, através do Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem – CAPE, com foco na qualificação e no aprimoramento do profissional de Enfermagem. Porto enfatizou que, nos últimos 12 meses, mais de 22 mil profissionais de enfermagem passaram por algum tipo de reciclagem e aprimoramento gratuito no CAPE.

O Presidente do COREN-SP também destacou a carência de investimentos na saúde, e principalmente, na adequação dos equipamentos e aparelhos responsáveis pelo SUS no Estado, mesmo considerando os investimentos expressivos do governo estadual e de algumas administrações municipais. Porto chamou a atenção para as precárias situações de trabalho dos profissionais de Enfermagem, com cargas excessivas de trabalho, baixa remuneração e pressão constante que levam ao precoce adoecimento e elevados índices de absenteísmo laboral.

Para finalizar, Porto fez um apelo aos presentes, políticos, profissionais, representantes da sociedade civil e gestores que seja firmada uma corrente de atos e ações visando fortalecer o SUS. Segundo o Presidente do COREN-SP esta corrente deve estar acima do ideal corporativo ou político, para exigir do Governo Federal os recursos tão necessários ao Sistema Único de Saúde.

(da esq. para dir.) O secretário municipal de Saúde, Januario Montone, o secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri, o presidente do COREN-SP, Claudio Alves Porto,  o ex-ministro, Adib Jatene, o vereador Gilberto Natalini, o presidente do CREMESP, Renato Azevedo Júnior, o presidente da APM, Jorge Carlos Machado Curi e o presidente do CROSP, Emil Adib Razuk.
(da esq. para dir.) O secretário municipal de Saúde, Januario Montone, o secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri, o presidente do COREN-SP, Claudio Alves Porto, o ex-ministro, Adib Jatene, o vereador Gilberto Natalini, o presidente do CREMESP, Renato Azevedo Júnior, o presidente da APM, Jorge Carlos Machado Curi e o presidente do CROSP, Emil Adib Razuk.